Pub.
Pub.
Carnaval
Tendência

Empresa Bento Forrador destaca-se como uma das grandes patrocinadoras do Carnaval de São Vicente

A empresa de transportes Bento Forrador afirma-se como uma das principais patrocinadoras do Carnaval de São Vicente. Os primeiros apoios foram disponibilizados para a Escola Salesiana de Artes e Ofícios, em 2003. Decorridos 21 anos, a presença desta empresa do sector dos transportes na Festa do Rei Momo expandiu e hoje Bento Forrador está com a maioria dos grupos, seja através da cedência de equipamentos, designadamente geradores e empilhadeira, ou financeira.

“Começamos com a Escola Salesiana e nunca mais paramos de ajudar o Carnaval de S. Vicente. Há 21 anos que estamos nestas lides, ininterruptos. Quanto aos grupos oficiais, estreamos com Sonhos Sem Limites. Na altura, trabalhávamos ligados à Câmara Municipal. Era uma outra época e os apoios eram cedidos à CMSV e depois repassados aos grupos. Mas, paralelamente, apoiávamos directamente as escolas e grupos de animação espontânea”, detalha Adriano Lima, sócio-gerente desta empresa. 

Publicidade

O apoio atribuído pela empresa consistia, basicamente, na cedência de equipamentos, designadamente empilhadeiras para transportar os carros alegóricos. Quebrado o enguiço com o Sonhos Sem Limites, os apoios, segundo Adriano Lima, estenderam-se a todos os grupos carnavalescos, sejam eles oficiais ou de animação, com cedência de geradores, empilhadeiras, camisolas, de entre outros. “A partir dos anos 2000 passamos a confeccionar camisolas para as diferentes batucadas. Acompanhávamos os desfiles de sexta a terça-feira, desde os jardins infantis, escolas de ensino básico e secundário.”

Adriano Lima, sócio-gerente da Bento Forrador, festejando o título do grupo Monte Sossego em 2023

No sábado, os apoios eram e continuam a ser direccionados para os Professores e, na sequência, aos grupos de animação Alegria de Campim, Monte Sossego Mirim e Delegacia de Saúde. Para o grupo Monte Sossego, os suportes foram sempre mais robustos, admite Adriano Bento, ilustrando com a cedência de espaço para a confecção dos andores até o início dos desfiles. “Desde 2014 asseguramos quase toda a logística do grupo, desde o estaleiro para confecção dos carros alegóricos e demais adereços”, revela o sócio-gerente da Bento Forrador, que também faz parte da direcção dos “Índios”.

Publicidade

Ainda a nível da animação, a empresa foi parceira do projecto Mindel Fantasy, que normalmente desfilava no sábado à noite e da Escola de Samba Tropical, a rainha da noite de segunda-feira. “Tendo em conta a nossa presença e apoio aos diferentes grupos, a empresa acaba por se posicionar como uma das grandes patrocinadoras do Carnaval de São Vicente. A prova disso é que, neste momento, ajudamos cada grupo de alguma forma, seja através da cedência de empilhadeira, geradores, viaturas ou outros.”

Para este ano de 2024, Adriano Lima garante que todos os seus colaboradores estão novamente no terreno para colaborar com os grupos oficiais e de animação. Realça que também é Bento Forrador quem, normalmente, se responsabiliza por colocar as figuras de destaque nos andores. “Não conseguimos quantificar, financeiramente, o apoio que é cedido pela empresa ao Carnaval de S. Vicente. Podemos estar a falar em milhares de contos, mas nunca nos preocupamos em quantificar. O certo é que estamos sempre presentes para acudir os grupos imediatamente em caso de avaria.” 

Publicidade

Com o surgimento de mais empresas de transportes em São Vicente, Adriano Lima admite que as responsabilidades estão mais partilhadas, ou seja, também estão envolvidas no Carnaval. Ainda assim assegura que o apoio de Bento Forrador ao “maior espetáculo de Cabo Verde” continua substancial.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo