Pub.
Pub.
Atualidade

Vacinação: Simetec quer trabalhadores marítimos como prioritários

O Sindicato de Metalomecânica, Transportes, Turismo e Comunicações (Simetec), filiado na UNTC-CS, quer que os trabalhadores marítimos de Cabo Verde sejam incluídos nos grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19. Este apelo foi feito em carta dirigida aos ministros do Mar, Paulo Veiga, e da Saúde, Arlindo do Rosário, no dia em que o país registou 171 casos novos de Covid-19 e dois óbitos.

Tomas de Aquino Delgado realça que, no contexto da pandemia da Covid.19, os trabalhadores marítimos, pela natureza do serviço que prestam, que é o de transporte de passageiros e carga, têm um intenso e diário contacto com muitas pessoas, quer durante as viagens, quer nas estadias nos portos. Neste sentido, entende este sindicalista que podem perfeitamente ser enquadrados como fazendo parte dos grupos de risco e/ou que estão na linha da frente, sujeitos a contaminarem-se, como também a infectar outras pessoas.

Publicidade

“Durante esta crise, mesmo em estado de emergência, foram e são chamados para assegurarem viagens emergenciais e sanitárias entre as ilhas, como é o caso do abastecimento de bens de primeira necessidade”, argumenta, acrescentando que, nesta perpectiva, solicita a intervenção destes governantes juntos dos serviços que gerem o programa nacional de vacinação, no sentido de incluir esses trabalhadores como prioritários.

“Estamos cientes que, com a vacinação dos trabalhadores marítimos, estaremos não só a protege-los, como também a salvaguardar a saúde de todos aqueles que, com eles, se interagem, no âmbito da sua actividade profissional, garantindo deste modo uma circulação mais segura das pessoas e o abastecimento regular das ilhas e do país em geral”, pontua.

Publicidade

Este apelo foi feito no dia em que Cabo Verde contabiliza mais 171 casos novos de covid-19, dos quais 49 na Praia, 4 na Ribeira Grande de Santiago, 1 em S. Domingos, 10 em Santa Catarina, 2 em S. Salvador, 4 no Tarrafal, 3 em S. Miguel, 8 em Santa Cruz, 2 em S. Lourenço dos Órgãos, 14 em S. Filipe, 9 nos Mosteiros. Ainda: 1 na Brava, 3 na Ribeira Grande de Santo Antão, 10 no Porto Novo, 33 em S. Vicente, 1 no Sal e 17 no Maio.

Há dois óbitos a lamentar – 1 na Praia e 1 em Santa Catarina – e 140 doentes receberam alta, dos quais 21 na Praia, 2 em S. Domingos, 15 em S. Catarina, 1 em S. Miguel, 6 em S. Cruz, 3 em S. Lourenço, 28 em S. Filipe, 2 nos Mosteiros, 10 na R.G de Santo Antão, 5 no Porto Novo, 29 em S. Vicente, 3 no Sal, 2 na Ribeira Brava de S. Nicolau, 2 na Boa Vista e 11 no Maio.

Publicidade

O país soma 1466 casos activos, 28944 doentes recuperados, 266 óbitos por Covid.19, 9 por outras causas e 9 transferidos para o estrangeiro, perfazendo um total de 30694 positivos acumulados deste o início da pandemia.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo