UCID promete retirar imunidade se Amadeu Oliveira for condenado
O vice-presidente da UCID garantiu hoje no Mindelo que se Amadeu Oliveira for condenado pelo Tribunal da Comarca da Praia por eventuais crimes não vai se esconder por detrás da imunidade parlamentar. “Se Amadeu Oliveira, que integra a lista da UCID pelo círculo eleitoral de São Vicente, for condenado vai responder sim. Vai ser-lhe retirado a imunidade parlamentar e ele vai responder à justiça”, afirmou João Santos Luís.
Segundo este dirigente político, a UCID sempre teve uma postura diferente em relação a imunidade parlamentar prevista para os deputados eleitos. “Imunidade parlamentar não significa não responder perante o Tribunal e a justiça. Caso um cidadão entrou em litígio ser deputado não implica que a pessoa responda pelos crimes que cometeu”, reforçou, deixando claro que se o Amadeu for condenado, a UCID vai manter a mesma postura.
João Luís explicou que tem estado a acompanhar serenamente e com atenção o julgamento de Oliveira e nega que a UCID tenha se aproveitado da exposição mediática para o convidar para integrar as suas listas.
“Não consideramos que tenhamos sido oportunistas porque o Amadeu é um cidadão como qualquer outro e tem os seus direitos políticos garantidos na Constituição da República. A par disso, o convite para que constasse das nossas listas foi feito muito anterior ao julgamento.”
O vice-presidente da UCID termina dizendo que que o Registo Criminal de Oliveira está limpo e pode participar em qualquer lista que entender.