AtualidadeEscolha do Editor

UCID diz que afirmações de Augusto Neves são para desviar a atenção

O presidente da UCID convocou a imprensa para reagir às declarações do edil de São Vicente, que afirmou que os democratas-cristãos utilizaram uma bengala, referindo-se ao Sokols, para incitar a violência e o ódio de uma população pacata e ordeira e prejudicar a ilha. Para António Monteiro, o ataque de Augusto Neves, que classificou de baixo nível e mesmo de ignaro, visou tão-somente desviar a atenção do povo de São Vicente da sua péssima gestão na Câmara e a atingir a UCID que, diz, tem todas as condições de ganhar as próximas eleições. “Os dados que o MpD tem, são os mesmos da UCID e mostram que estamos a frente”, pontua.

Segundo Monteiro, os sanvicentinos já estão acostumados ao baixo nível do presidente da Câmara Municipal, com intervenções medíocres e indignos do povo, que deveria, sabiamente, representar. Mas, neste caso, ao fazer tais afirmações, pretendeu apenas desviar as atenções da sua péssima gestão, não obstante o pequeno aumento da transferência de verbas que o Governo vem fazendo. Em relação a declaração de incitação a violência, o líder da UCID lembra que o seu partido é pacifista e de valores e princípios humanos e que dá muita importância as manifestações e reivindicações dos cabo-verdianos. “A democracia a isso manda e obriga, e cabe em último lugar ao povo decidir sobre o destino que quer dar a sua vida e ao do seu país. Quando os governos não resolvem os problemas, em democracia, caberá sempre ao povo, em última instância, a sua resolução“, observa.

Neste sentido, entende quem tem estado a incitar a violência é o próprio presidente da CMSV que, com uma visão muito curta, é incapaz de aproveitar todo o potencial da ilha para atrair mais investidores, gerar riquezas e criar mais postos de trabalho. E a prova disso é que São Vicente perdeu, em 2018, 2.470 postos de trabalho. Na mesma lógica defende quem anda a afunda a ilha é o autarca, que tem mostrado incompetência na dinamização das geminações com outras câmaras por este mundo fora, de onde São Vicente poderia tirar vantagens nos vários domínios, ampliando as oportunidades da ilha e reduzindo as assimetrias sociais.

Monteiro acusou ainda Neves de não responder as demandas da população no que toca ao acesso a habitação condigna, água, terrenos para construção de habitação própria, de entre outras necessidades e de perseguir de forma vil os funcionários que não leem pela sua cartilha partidária ou que se apresentaram em listas eleitorais diferentes da sua. “Quem tem incentivado a violência é este senhor que, na sombra de um copo e na calada da noite, usurpa os poderes da Assembleia Municipal, lançando assim dúvidas em negócios que deveriam merecer toda a transparência necessária. Quem tem contribuído para afundar São Vicente é o presidente que continua a demonstrar a sua teimosia no que toca a gestão e tratamento dos resíduos sólidos urbanos, fazendo com que se continue a fazer a recolha em horários impróprios, o que leva os munícipes a usarem arvores, arbustos e postes para pendurarem os sacos de lixo, dando uma má imagem da cidade”, enumera.

Quando aos apelidos de mascrinhas de ku pelod, atribuídos pelo presidente, o líder da UCID diz que não se revê nos mesmos. Também não aceita o desafio lançado pelo presidente da CMSV para “tirar a máscara”, ou seja, para se posicionar como candidato nas próximas eleições, preferindo dizer que, no momento certo, o seu partido irá dar uma satisfação ao povo de São Vicente. Admite, no entanto, que na política todos têm de estar disponíveis.

Constânça de Pina

Mostrar mais

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Ponto positivo UCID reagiu e marcou sua posição. Ponto negativo: Ângula bo meste sperta hannn !!! O boy Augusto Neves desde de 2016 até hm nada e quel faze. Nada. E bo tá bem e que stroria de lixo nha broda ?? Assim fica difícil Angula. Aliás minto de 2016 até hoje Augusto faze só barbaridade. Ele vende terrenos pá amigos moda quel crê. E ele pedi mas un empréstimo pá alcootroa Rbirinha. Por isso Angula trata de ranja un discurso coerente e articulado pá desmascara ess pseudo presidente de Câmara que tempo tá passa nha broda. Un sabe que I tá Sabin la na Parlamento por iss pá bo tont tá da mas UCId tem responsabilidade…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo