Tesouro dá aval à RTC para empréstimo junto da Bolsa no valor 110 milhões de escudos
A Direcção-Geral do Tesouro acaba de conceder um aval à RTC – Rádio Televisão Cabo-verdiana para garantir uma emissão obrigacionista até o limite de 110 milhões de escudos junto da Bolsa de Valores de Cabo Verde. O aval, que entra em vigor esta quarta-feira, 8 de dezembro, tem o prazo de oito anos.
Como justificação para este empréstimo, conforme resolução n.109/2021 de 7 de dezembro, o Governo aponta as constantes evoluções tecnológicas que exigem às emissoras de televisão contínuos ajustes e adequações, no sentido de acompanharem e tirarem partidos dos avanços alcançados no sector.
“A RTC encontra-se no processo de renovação e adaptação da tecnologia associada ao seu Sistema Automatizado de Produção, Emissão e Difusão de Conteúdos VSN, bem como do Master Control Room e Ambiente de Produção HD”, diz, realçando que para realizar estas reformas tecnológicas, precisa recorrer a um financiamento no montante de 110 milhões de escudos.
O financiamento, afirma, propiciará de entre outros benefícios o saneamento do parque tecnológico da empresa, o desenvolvimento de um novo plano de negócios, a melhoria das difusões nacionais e internacionais, o alargamento da dinâmica de novos negócios, a criação de novos canais e, por consequência, o aumento das fontes de receitas.
Entende o Executivo de Cabo Verde que estão reunidas todas as condições exigidas para a concessão deste aval, tendo em conta o manifesto interesse nacional do sector da Comunicação Social e os efeitos directos do financiamento sobre o desempenho da Rádio e Televisão Cabo-verdiana.