Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Terminal de Cruzeiro: Trabalhadores que abandonaram obra deverão receber salário em atraso esta segunda-feira

Um grupo de colaboradores que trabalha no Terminal de Cruzeiros abandonou a obra na tarde de sexta-feira, após empresa subcontratada falhar o pagamento dos salários do abril. A informação foi confirmada por uma das empresas que integram o consorcio luso-cabo-verdiano constituído pela Mota-Engil e Empreitel Figueiredo, responsável pela construção do empreendimento. 

Paulo Jorge Figueiredo, Presidente do Conselho de Administração do Empreitel, confirmou num exclusivo Mindelinsite que trabalhadores de uma empresa subcontratada abandonaram o estaleiro de obras, após falha no pagamento dos ordenados, que é feito no dia 10 de cada mês. “De facto, um grupo de trabalhadores de um sub-empreiteiro que trabalha para o consorcio deixou a obra. O seu dia de pagamento foi na sexta-feira, 10 de maio, mas a empresa falhou o compromisso.”

Publicidade

Este responsável garante, no entanto, que já está tudo acertado e o pagamento do salário deverá ser feito esta segunda-feira. “É uma situação que nos ultrapassa. A responsabilidade é inteiramente do sub-empreiteiro. Não tem absolutamente nada a ver com o consórcio e nem com a obra em si. Efectivamente o ordenado deveria ter sido pago na sexta-feira, e não foi.”

Paulo Figueiredo reconhece, entretanto, que este constrangimento acaba atingir consorcio empreiteiro que, no fundo, é o responsável maximo. “É obvio que acaba por respingar no nosso consórcio. Por isso, entramos em contacto com o sub-empreiteiro no sentido de resolver a situação. Houve de facto uma falha e é importante porque os colaboradores devem receber na data certa”, acrescenta. 

Publicidade

Por causa do incumprimento, o mesmo grupo faltou ao trabalho no sábado, permanecendo no estaleiro apenas os contratados pelo consórcio, sem avançar qualquer informação sobre o andamento dos trabalho, alegando que esta é responsabilidade do dono da obra, no caso a Enapor, ou o governo.    

O PCA da Empreitel Figueiredo disse apenas que os trabalhos seguem em bom ritmo e no cronograma. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo