Todos os onze indivíduos resgatados da piroga que deu à costa no inicio desta manhã na zona de Norte de Baía em São Vicente, entre eles um menor de 16 anos, vão ser transportados para o Centro de Estagio do, juntando-se assim aos outros quatro que tiveram alta hospitalar na terça-feira, 5 de março, segundo o vereador da Proteção Civil e Saúde, Anilton Andrade.
Publicidade
“Fomos notificados esta manhã, por volta das 7h15, da chegada de mais uma embarcação, que deu à costa na zona de Norte de Baía. Deslocamos de imediato ao terreno e mobilizamos todas as forças de emergência que normalmente dão apoio em situações do gênero. Neste momento, a equipa está a fazer uma primeira avaliação clinica no local aos sobreviventes, que partiram da Mauritânia no sábado.”
Logo de seguida, prossegue, o grupo de sobreviventes será encaminhado para o Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol, onde vai ficar alojado durante os próximos dias e que oferece todas as condições de segurança para que a Policia e as Forças Armadas possam o seu trabalho. “Aparentemente, os resgatados estão clinicamente em melhor estado do aqueles que deram à costa há três dias, conforme indicações das autoridades de saúde. Apenas o menor está algo queixoso.”
Segundo o autarca, no Centro de Estágio o grupo vai continuar a receber cuidados de saúde e toda a logística necessária. “A embarcação chegou com onze pessoas, entre eles um menor de 16 anos. A faixa etária dos resgatados situa-se entre os 16 e os 23 anos. Informações apuradas pela PN indicam que são todos de nacionalidade maliana e saíram da Mauritânia há três dias.”
Mas estas são informações que ainda terão de ser confirmadas pelo que, diz Anilton, a policia vai continuar a fazer o seu trabalho e, no devido momento, as autoridades competentes poderão revelar outros detalhes. Quantos aos quatro sobreviventes que se encontravam hospitalizadas, tiveram alta e foram alojadas no Centro de Estagio enquanto aguardam os demárches das autoridades.