Siacsa vai alargar âmbito de actuação em congresso simultâneo no Mindelo e na Praia
O Sindicato de Indústria, Agricultura, Comércio e Serviço Afins (Siacsa) vai reunir em congresso no dia 30 deste mês, sob o lema “Um olhar diferente para o sindicalismo cabo-verdiano, desde logo, mais e melhor liberdade sindical” com alteração dos estatutos na agenda. O congresso vai acontecer em simultâneo em São Vicente e na cidade da Praia, via video conferência.
Ao todo, vão estar presentes 120 delegados eleitos na última assembleia geral, mais 20 natos que trabalham na sede do Siacsa em São Vicente e alguns coordenadores eleitos neste que será o 7º congresso deste sindicato. Gilberto Lima explica a alteração dos estatutos destes sindicato como sendo uma exigência dos associados. “Os nossos associados entendem que devemos retirar o âmbito floresta e substituir pelos sectores da segurança privada e marítimo e portuário. Vamos ainda alargar o nosso campo de actuação abarcando a parte alimentação, que contempla os hotéis, bares, restaurantes e tudo aquilo que tem a ver com o sector alimentícios”, explica.
Com isso, prossegue, o Siacsa passará a ser o Sindicato da Indústria e Serviços gerais, Alimentação, Construção Civil e Sectores de Segurança Privada, Marítima e Portuária. Mas isso não significa que o sindicato vai alterar o seu nome. “Vamos manter a nossa designação. O nosso Estatuto não permite não que o sindicato perca a sua essência. Vamos apenas alargar o nosso âmbito de abrangência”, acrescenta Gilberto Lima, que encabeça a única lista que já se disponibilizou para concorrer à presidente deste sindicato, pelo menos por enquanto. Mas este deixa claro que que qualquer associado é livre para disputar o cargo.
Este sindicalista diz, no entanto, estar blindado pelo Estatuto do Siacsa, que reza em um dos seus artigos que o presidente deste sindicato tem direito a um salário após completar os 65 anos. “Curiosamente, os dirigentes do sindicato tem estado a jogar com isso. Dizem que o presidente tem de manter no cargo até a reforma. Não há como ser diferente. Por isso é que disse que os estatutos me prendem no cargo” pontua Lima, que admite estar cansado e desejoso de poder brincar com os netos.
O Siacsa, refira-se, é um sindicato nacional que está presente em seis ilhas.
Constânça de Pina