Vários serviços essenciais continuam off-line esta sexta-feira, após a suspensão na tarde de ontem da Rede Tecnológica Privativa do Estado (RTPE) devido a um ataque por um vírus, segundo informações avançadas pelo Núcleo Operacional da Sociedade da Informação. Por conta disso, as páginas do Governo na internet, incluindo do NOSi, não funcionam.
Trata-se de um “black-out” total nos serviços do Estado. Neste momento, as escolas não conseguem registar faltas dos alunos na internet, as farmácias não aviam receitas com cobertura do Instituto Nacional de Previdência Social e a comunicação social do Estado – RTC e Inforpress – também encontra-se fora do ar.
Ontem, o NOSi informou, em comunicado, que, “alguns segmentos da Rede Tecnológica Privativa do Estado (RTPE) estão a ser fortemente atacados pelo ‘ransomware’. Por razões de segurança e com vista a evitar a sua propagação em toda rede, os serviços na RTPE serão temporariamente suspensos”.
Este garantiu que as suas equipas estavam a trabalhar no sentido de repor o normal funcionamento da RTPE, que é uma plataforma tecnológica, gerida pelo NOSi, que permite o acesso dos agentes do Estado a serviços comuns como, por exemplo, a Internet e correio eletrónico e aplicações de gestão nas mais diversas áreas da administração do Estado e da governação.
O ‘ransomware’, apelidado de ‘WannaCry’, é um vírus que ataca empresas instituições. Segundo o NOSi, este encripta toda a informação armazenada no computador e o atacante exige o pagamento de um determinado valor para o utilizador voltar a ter acesso ao computador e aos seus ficheiros.
Este tipo de ataques é realizados através do envio de e-mails com ficheiros em anexo perigosos. Ao abrir estes ficheiros, o vírus é executado e inviabiliza o acesso aos ficheiros armazenados, explicou o NOSi.