São Vicente deseja hoje “boa viagem” aos velejadores da regata Ocean Race, que partem para África do Sul
São Vicente despede-se esta quarta-feira dos veleiros que aportaram por estes dias na ilha, no âmbito do stopover Cabo Verde. A primeira partida será dos barcos da categoria VO65 e está prevista para as 13h30. Já as embarcações do grupo IMOCA içam as velas às 16 horas. Antes do adeus ao Porto Grande, de acordo com a organização, os velejadores farão uma volta de despedida na baía, tendo Monte-Cara e Djêu como panos de fundo.
O Ocean Live Park estará aberto ao público a partir das 11 horas e vai receber a visita de escolas das 9 às 14 horas. A feira de Ciências estará a funcionar entre as 9h e as 18 horas, enquanto a do artesanato inicia actividades às 11h e vai até as dezanove. “Às 13h30, os veleiros começam a preparar para a largada. Segue-se um desfile das equipa, discursos de despedida e uma performance cultural e partida da classe VO65 e, por último, da IMOCA”, lê-se na programação, acrescentando ainda que o cantor Ilo Ferreira fará uma actuação às 18 horas, estando previsto o encerramento do espaço pelas 8 da noite.
Ontem foi dia de premiação dos vencedores. O Primeiro-ministro entregou o troféu ao campeão da etapa Alicante-São Vicente, da classe IMOCA, ao Team Holcim – PRB. A classificação final ficou assim ordenada: primeiro luga para Holcim com cinco pontos, seguido por Racing Team (quatro pontos), Team Malizia (três pontos), Biotherm (dois) e Team Europe 1 ponto.
Na categoria VO65, a classificação é liderada pela equipa do WindWhisper com 6 pontos, Team Jajo contabiliza cinco pontos, Austrian Ocean Racing quatro, Ambersail 2 tem três pontos, Viva México 2 pontos. A equipa Mirpuri Foundation foi desqualificada e, por isso, não pontuou no stopover de Cabo Verde.
Na ocasião, Correia e Silva mostrou-se satisfeito com a ousadia de Cabo Verde de trazer a Ocean Race para o país e garantiu que haverá próximas edições. Durante estes dias, o parque de contentores da Enapor foi transformado numa vila com valências desportiva, turística, científica e cultural, tendo atraído milhares de pessoas que foram ver os veleiros e apreciar os espectáculos realizados no palco da Ocean Village.