Pub.
Pub.
Atualidade

Rui Figueiredo destaca valor e importância da língua portuguesa

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional destacou o valor e a importância da língua no estreitar da relação entre os homens ao longo da história. Rui Figueiredo fez esta afirmação na sua mensagem por ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP, que se celebra hoje, 05 de Maio, este ano se comemora sob o lema “Cultura, Língua, Economia, Ciência e Inovação para o desenvolvimento sustentável”. 

Segundo o governante, é através da língua que se propiciou a transmissão do conhecimento que permitiu ao ser humano encontrar o caminho da civilização, do progresso, da paz e do desenvolvimento harmonioso entre os seus semelhantes. E foi pensando nisso que se instituiu o 5 de Maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa e o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP. “A nossa Comunidade representa uma síntese de povos diferentes, linguagens diferentes, costumes diferentes, que em português se entendem”, frisou.

Publicidade

Para reforçar esta declaração, Rui Figueiredo citou o ex-Presidente Jorge Carlos Fonseca que, no seu discurso de homenagem Honoris Causa em Brasilia no ano passado, afirmou “numa língua que desceu das montanhas e dos vales da Península Ibérica , que se reinventou nas praias das ilhas atlânticas, mergulhou nas savanas e nos rios da Africa e penetrou no cerrado e nas florestas da América do Sul.”

“É nesta língua comum, nas diferentes falas e sotaques que nos entendemos na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa, constituída por nove países, na America, na Europa, na Africa e na Asia e que torna a CPLP um espaço onde nos sentimos em casa, onde as notas historias se cruzam e os nosso futuro se entrelaçam,” acrescentou, desafiando por isso as autoridades a empenharem-se para que a CPLP concretize a ambição de ser uma verdadeira comunidade de povos e de cidadãos.

Publicidade

É que, diz Figueiredo, apesar da CPLP ser uma organização multifacetada, com vários rostos, línguas e culturas, tem o português como artéria de comunicação e definidora do ensejo comum. Trata-se de um objetivo que, afirma, os estados-membros vêm procurando vias adequadas para alcançar. Por isso, a oportunidade de comemorar esta data com programas que preservam esta cultura comum. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo