Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Primeiro-ministro propõe 3 de julho como Dia dos Tubarões Azuis

O Primeiro-ministro, Francisco Carvalho, anunciou a intenção do Governo de instituir o Dia dos Tubarões Azuis, a ser celebrado anualmente a 3 de julho, como data comemorativa de Cabo Verde. A iniciativa visa homenagear a Seleção Nacional pela participação histórica no Mundial FIFA 2026.

Num video divulgado na página oficial do Governo, o chefe do Executivo destacou o alto desempenho da seleção cabo-verdiana, enaltecendo a atitude demonstrada pelos jogadores, equipa técnica e dirigentes da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) ao longo da competição. “Vimos a forma como os nossos jogadores, cheios de bravura, energia e união, juntamente com a equipa técnica e os dirigentes da FCF, realizaram esta participação ao mais alto nível”, afirmou.

Publicidade

Segundo Francisco Carvalho, a escolha da data pretende perpetuar na memória coletiva aquele que considera um dos momentos mais marcantes da história do futebol nacional. “O Governo decidiu assinalar o dia 3 de julho como o Dia dos Tubarões Azuis, para podermos lembrar para sempre esta participação histórica da Seleção de Cabo Verde na Copa do Mundo”, declarou

O PM destacou, em particular, a exibição da Seleção Nacional frente à Argentina, atual campeã do mundo, considerando que a atuação projetou internacionalmente o talento, a coragem e a determinação do povo cabo-verdiano. “Mais do que recordar um resultado desportivo, esta data pretende celebrar os valores da união, da superação e do orgulho nacional, inspirando as gerações presentes e futuras”, frisou, justificando que “há momentos que transcendem o desporto e passam a fazer parte da história de uma nação”.

Publicidade

Carvalho concluiu que a criação do Dia dos Tubarões Azuis tem como propósito garantir que os cabo-verdianos recordem, para sempre, a histórica participação da Seleção Nacional no Mundial FIFA 2026.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo