O Presidente da República, José Maria Neves, recebe esta quinta-feira, dia 8 de agosto, a delegação paralímpica cabo-verdiana que vai participar nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, na véspera da sua partida para França. A comitiva é chefiada por Orlandinho Mascarenhas.
À semelhança da delegação que representou as ilhas nos Jogos Olímpicos em curso em Paris, o Chefe de Estado vai entregar a Bandeira Nacional a ser erguida pela delegação paralímica na abertura dos Jogos. A delegação paralímpica que representa Cabo Verde nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 é composta por 8 pessoas, entre atletas, equipa técnica e o chefe de delegação.
Os atletas são Heidilene Oliveira, baixa visão (T-12), acompanhada do seu guia Jailson Oliveira, que vai competir nos 100 e 200 metros livres, e de Marilson Semedo, amputado de um membro inferior (F-57) no lançamento de dardo. Orlandinho chefia a delegação o “Paralímpico Attaché”, que é composta por Amílcar Sousa, residente em França, a treinadora de Marilson Semedo, a cubana Mariela Aliaga Pita, o médico Ernesto Lopez Ramos, responsável do departamento médico, o presidente de COPAC, Rodrigo Bejarano, a secretária-geral, Jailma Oliveira, e a auxiliar de Heidilene Oliveira, Alexia Aguiar.
Em França, a comitiva vai dar continuidade aos trabalhos de preparação com um estágio de 09 a 23 do corrente na região francesa de Ville de Parthenay-Gatine, antes de dar entrada na Vila Olímpica.
Os Jogos Paralímpicos, que vão na XVII edição, acontecem entre 28 de agosto e 08 de setembro, e vão reunir mais de 4.400 dos melhores atletas paralímpicos do mundo. Contam com o envolvimento de 185 Comités Paralímpicos Nacionais, 22 modalidades desportivas, totalizando 549 eventos. Espera-se que mais três milhões de espectadores testemunham os 11 dias de competições, em 18 locais diferentes.