Pub.
Pub.
AtualidadeEscolha do Editor
Tendência

PR visita S. Vicente e Santo Antão com questões ambientais na agenda 

O Presidente da República inicia esta sexta-feira, 15, uma visita a São Vicente e Santo Antão, enquanto patrono da Década dos Oceanos e da passagem por Cabo Verde da expedição científica Darwin200 aos quatro continentes, a bordo do veleiro holandês Oosterschelde. José Maria Neves associa-se, assim, a sua voz ao grito de alerta para as principais ameaças ambientais ao globo e que afetam, de forma particular, Cabo Verde – Pequeno Estado Insular em Desenvolvimento.

O Chefe de Estado  visitará a embarcação Oosterschelde, acostado na Baía do Porto Grande, e inteirar-se-á do trabalho de preservação ambiental que a missão Darwin200 está a realizar em Santa Luzia, ilhéu Raso e Santo Antão com os líderes Darwin. “Jovens cabo-verdianos integram o programa de treinamento da Darwin200, que abarca cerca de 200 embaixadores, nos 32 portos de ancoragem, com o intuito de os tornar ‘Líderes Darwin’, aprimorando as suas habilidades e capacidades para que, enquanto conservacionistas, venham a inspirar um vasto público em todo o mundo, tendo em vista um futuro melhor para o nosso planeta”, informa a Presidência da República em comunicado.

Publicidade

Antes, JMN visitará a sede da Biosfera em Chã de Cemitério e assiste a apresentação da sua Oficina de Reciclagem de Plástico na Pedra Rolada. Já em Santo Antão, desloca-se à Terrimar, outra ong’s que, junto com a Biosfera, integra a expedição científica Darwin200 para Cabo Verde. Segue depois para Tarrafal de Monte Trigo, com paragem em Campo Redondo – entrada do Parque Natural Topo de Coroa. 

No Tarrafal, o PR visita o acampamento de conservação de tartarugas marinhas da Terrimar e participa numa campanha de plantação de árvores endémicas de Cabo Verde. À tarde, o regresso a São Vicente, a partir de Porto Novo, será a bordo do Oosterschelde com os ambientalistas que estão a recriar a viagem iniciada em dezembro de 1831 pelo naturalista Charles Darwin, a partir do porto de Plymouth, e que teve aqui em Cabo Verde a primeira paragem bem-sucedida.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo