Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

PR recebe Durão Barroso e jovens escuteiros judeus franceses em missão humanitária e cultural

O Presidente da República recebe esta terça-feira, 15, às 11h30, o antigo Primeiro-Ministro de Portugal e ex-Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. Antes, às 10h00, José Maria Neves acolhe uma delegação da organização de jovens escoteiros judeus franceses em missão humanitária e cultural em Cabo Verde.

De acordo com a Presidência da República, a audiência com uma figura de destaque internacional como Durão Barroso, reconhecido amigo de Cabo Verde e com um papel importante no cenário político europeu, é sempre uma oportunidade para analisar os principais temas da atualidade global e colocar em perspetiva as relações de cooperação entre os dois países, bem como os laços com a UE.

Publicidade

José Maria Neves e Durão Barroso vão revisitar o percurso da Parceria Especial de Cabo Verde com a UE, um marco que contou com a influência significativa do então Presidente da Comissão Europeia e, mais do que isso, para reafirmar a importância das relações construídas ao longo de décadas, abrindo espaço para abordar os caminhos futuros da amizade e da cooperação.

Antes, JMN recebe 29 jovens que chegaram ao país no dia 8 de julho, no âmbito de um projeto humanitário e cultural. O grupo, da organização de escoteiros judeus franceses EEIF/Nice, estará na cidade da Praia, partindo de seguida para Boa Vista onde permanecerá até o dia 24 do corrente.

Publicidade

“A missão destes jovens visa promover intercâmbios com instituições e comunidades locais e aprofundar o conhecimento sobre a presença histórica e os vestígios da religião judaica no arquipélago. Eles também visitarão os cemitérios judaicos na Praia e na Boavista, contribuindo para a preservação da herança judaica em Cabo Verde”, detalha a Presidência da República.

O encontro, diz, oferece-lhes a oportunidade de conhecer as perspetivas para intercâmbios com instituições, ongs e comunidades locais. Neves tem sido um defensor entusiástico de novas formas de cooperação, para além da tradicional relação Estado-Estado, priorizando modelos de cooperação descentralizada e parcerias com a sociedade civil, acrescenta.

Publicidade

Criada em 1923 para proporcionar aos jovens judeus experiências escoteiras, a Eclaireuses et Eclaireurs Israelites de France (EEIF) desempenhou um papel significativo na Resistência Francesa durante a Segunda Guerra Mundial, especialmente no resgate e proteção de crianças judias. O grupo continua a tradição de promover a felicidade, partilha e amizade, ao mesmo tempo que se empenha em projetos que valorizam a herança cultural e histórica, conclui.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo