Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

PM perspectiva aumento do fluxo de turistas com inauguração do Terminal de Cruzeiros do Mindelo

O Primeiro-ministro perspectiva que Cabo Verde vai registar nos próximos tempos um aumento do número de turistas devido à crescente frequência e barcos de maior dimensão. Ulisses Correia e Silva fez esta declaração na inauguração do primeiro terminal de cruzeiros do país, empreendimento que, afirma, vai estar ao serviço da economia da ilha e de Cabo Verde com impacto no crescimento económico, na dinamização da economia e na criação de emprego. 

Mas, para isso, o Chefe do Governo desafiou o sector privado a tirar o máximo de benefício do Terminal de Cruzeiro, designado agora de Mindelo Cruise Port. Defendeu, por outro lado, que este investimento não acontece de forma isolada. Muito pelo contrário, faz parte de uma estratégia para transformar S. Vicente num destino atrativo e com centralidade na economia azul, no quadro ainda de uma ambição de transformar Cabo Verde num “hub estratégico” de cruzeiros no Atlântico.

Publicidade

“Este é um grande empreendimento ao serviço da economia de S. Vicente e de C. Verde, com o impacto que queremos, e que vai ter, no crescimento económico, na dinamização da economia da ilha, no sector do turismo e no emprego. Porque este é o ponto de chegada dos investimentos que fazemos, das políticas públicas que desenvolvemos, orientadas para as pessoas”, declarou, exemplificando com o crescimento do turismo verificado recentemente em nas ilhas de São Vicente e Santo Antão, quer do lado da procura por turistas e da oferta, com o surgimento de mais hotéis no país. “Este terminal vai contribuir para aumentar esta dinâmica turística com maior freqüência e maior dimensão dos barcos”, explicou, sendo certo que tem capacidade para receber navios com até seis mil passageiros. 

Ulisses Correia e Silva desafiou por isso o sector privado a tirar o máximo de vantagem do terminal,  e fazer crescer a economia local. “Crescimento do turismo significa mais procura e maior rendimento por produtos agro-alimentares e bebidas, pescado, serviços da industria e de entretenimento, de restauração e de transportes. Tudo isto – crescimento do turismo – significa criação de muitas e diferenciadas oportunidades para Pequenas e Médias Empresas (PME’s), para jovens empreendedores e para o emprego dos nossos jovens”, perspectivou o Chefe do Governo.

Publicidade

Reconheceu, entretanto, a importância das parcerias para a concretização do projecto, dos Países Baixos, representado no evento pela sua embaixadora, Carmen Hagenaars, da União Europeia, representada pela directora-geral Adjunta, Miriam Ferran, e da embaixadora Carla Grijó. Na sequência, a diplomata Carmen Haemaars afirmou sentir uma “grande hora” testemunhar o momento singular, que foi a inauguração do terminal, enquanto Miriam Ferran elencou os ganhos reais do empreendimento que representa o poder transformador da amizade e a realidade de uma visão compartilhada. “Estamos muito felizes de estar aqui e muito orgulhosos de poder acompanhar vocês nesta jornada.Este é um alcance muito concreto da estratégia sustentável europeia Global Gateway, que tem como propósito oferecer projectos e infraestruturas para o benefícios económicos de todos os cabo-verdianos. “

Do lado da Enapor, o PCA informou que a construção do porto representou um desafio técnico e logístico de grande envergadura, desde o lançamento da primeira pedra até a finalização da obra e o envolvimento de uma equipa multidisciplinar, que dedicou tempo e competência para garantir uma infraestrutura moderna, eficiente e de elevada qualidade. Partilhou, como inovação, a execução dos trabalhos preparatórios para a implementação do sistema Onshore Power Supply.“O sistema irá permitir que os navios que atracam no porto de cruzeiros possam conectar a uma rede elétrica, reduzindo as emissões de carbonoe promovendo uma operação mais amiga do ambiente alinhado aos compromissos internacionais de C.Verde com a sustentabilidade.Nada disso seria possível sem o apoio incontornável da União Europeia,através da iniciativa Global Gateway, que financia o projecto.” 

Publicidade

Ireneu Camacho citou, por outro lado, estudos que revelam que nos próximos anos a escala de navios de cruzeiros pode aumentar cerca de 40% e atingir 400 mil turistas dos cruzeiros, com impacto econômico direto e indireto na economia local e nacional, no comércio e na criação de emprego. “A nossa ambição é tornar Cabo Verde num hub atlântico de excelência no turismo de cruzeiros. Começamos por São Vicente, claramente reconhecendo o potencial desta ilha,que abriga uma das baías mais belas do mundo, e vamos continuar.Vamos continuar com um espírito de visão integrada, com um compromisso com o futuro,projetando mais portos e cruzeiros para as nossas ilhas.

O PCA finalizou indicando que a inauguração do Porto de Cruzeiros de Mindelo representa uma nova fase do posicionamento de Cabo Verde no turismo de cruzeiros internacionais.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo