
O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, participa hoje e amanhã, em Luanda, na 7.ª Cimeira União Africana – União Europeia, sob o lema “Promovendo a Paz e a Prosperidade através de um Multilateralismo eficaz”. O evento, que assinala os 25 anos da parceria entre os dois blocos, será co-presidida pelos Presidentes da República de Angola, João Lourenço, e do Conselho Europeu, António Costa, e reúne Chefes de Estado e de Governo, bem como líderes institucionais africanos e europeus.
A participação de Cabo Verde nesta cimeira, diz o Governo, inscreve-se no reforço da sua Parceria Especial com a União Europeia e na defesa de prioridades estratégicas como a segurança marítima no Atlântico Médio, a economia azul, a qualificação dos recursos humanos e a mobilidade legal.
O Chefe do Governo tem previstos, para hoje, encontros bilaterais com o Presidente da Hungria e com a Vice-Presidente da Comissão Europeia, além de participar nas sessões oficiais, lê-se no comunicado. Este revela ainda que, durante dois dias, serão debatidos temas centrais como paz e segurança, governação democrática, migração e mobilidade, juventude, integração económica e transições energética e digital, com destaque para os projetos financiados no quadro da estratégia Global Gateway África–Europa.
A Plenária I “Paz, Segurança, Governança e Multilateralismo” está marcada para às 15h, seguido de um jantar. Correia e Silva será orador na Plenária II sobre “Prosperidade, Pessoas, Migração e Mobilidade”, amanhã, às 9 horas, e o encerramento está previsto para às 13 horas. A nota termina dizendo que a presença de Cabo Verde neste encontro de alto nível reafirma o seu compromisso com o multilateralismo, com a governação global inclusiva e com o desenvolvimento sustentável partilhado.






