Atualidade
Tendência

PM inaugura na terça-feira Centro de Hemodiálise do HBS

O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, preside na próxima terça-feira, 19, a inauguração do Centro de Hemodiálise do Hospital Baptista de Sousa. Esta obra, imprescindível para toda a região de Barlavento, resulta de uma parceria entre o Governo de Cabo Verde, Camões – Instituto da cooperação e da Língua no valor de 210 mil contos. 

Com este Centro de Hemodiálise em S. Vicente espera-se evitar a evacuação de doentes para o exterior do país para a realização de hemodiálise. Trata-se de um investimento do Governo no valor de 210 mil contos, com participação do instituto português em cerca de 36% do custo total. “Comporta em termos de capacidade de tratamento, 19 postos normais, 3 especiais com possibilidade de dialisar, num turno, 35 doentes”, refere a nota do Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo. 

Quanto aos recursos humanos, prossegue, dividem-se entre médicos especialistas  -1 nefrologista, 1 internista e 1 clínico geral -, enfermeiros (15) e ajudantes de serviços gerais. O Centro de Hemodiálise do HBS irá acolher pacientes de todas as ilhas de Barlavento, cuja estimativa aponta para 40% do total de hemodiálise em Cabo Verde.  

Antes, o Chefe do Governo participa da celebração do Dia do Médico, a ter lugar no Hotel Porto Grande, no dia 17 de janeiro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo