
Uma delegação da Polícia Judiciária, constituída pelo seu Director Nacional, o Director do Centro de Formação e o Chefe do Sector de Telecomunicações, Informática e Apoio Tecnológico, participou na Sérvia em uma conferência, que aconteceu de 1 a 3 de dezembro. Sob o tema “Influência da Criminalidade Transnacional sobre a Segurança dos Estados e abuso das Migrações”, o encontro contou com representantes de 43 países africanos.
A segunda edição da conferência “Sérvia–África 2025: Dignidade” decorreu no Palace of Serbia, em New Belgrade. De Cabo Verde, estiveram presentes o Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Manuel António Livramento da Lomba, o Diretor do Centro de Formação, Agostinho Semedo e o Chefe do Setor de Telecomunicações, Informática e Apoio Tecnológico (STIAT), engenheira Leandina Miranda.
Foi organizada pela Agência de Segurança e Inteligência da Sérvia (BIA) e contou com a presença de diversas autoridades de alto nível, incluindo o Presidente da Sérvia, Aleksandar Vučić, o Diretor da BIA, o Ministro do Interior da Sérvia, o Presidente da Câmara de Comércio da Sérvia, bem como Diretores-Gerais e chefes de polícias de segurança e de informação de 43 países africanos.

Em comunicado, a Polícia Judiciária diz que o encontro reforça o empenho contínuo da Sérvia em fortalecer as relações com países africanos, uma orientação que Belgrado tem promovido há vários anos, baseada numa tradição de solidariedade histórica. Representa uma oportunidade de cooperação com parceiros internacionais e reforça o potencial para desenvolver parcerias políticas, económicas e de segurança.
Acrescenta ainda que a conferência evidenciou, mais uma vez, a importância da cooperação internacional e reforça o papel desta polícia científica no combate à criminalidade transnacional, especialmente considerando que, pela sua localização geográfica, a articulação com parceiros internacionais é fundamental para enfrentar eficazmente os crimes sob a sua tutela.






