Petição pública para cassação do mandato do deputado Damião Medina: Promotores pedem que seja discutida e votada pela AN
Está a circular nas redes sociais um pedido de cassação do mandato do deputado Damião Medina julgado e condenado por VBG, dirigido ao presidente da Assembleia Nacional, com conhecimento do Presidente da República. Em menos de 24 horas, a petição acumula 370 assinaturas, o que leva os subscritores a pedir o assunto seja levado para a plenária, para que seja discutido e votado.
A petição socorre-se de alguns adágios populares, caso por exemplo “diz-me com quem andas, e eu dir-te-ei quem és” ou “diz-me por quem te deixas representar, e eu dir-te-ei o que andas a aguentar” para justificar este pedido. “Lá porque os deputados parecem não se importar de serem colegas de um indivíduo de tão baixa índole e estirpe que, para além de ser um criminoso já devidamente julgado e condenado pelo crime de VBG (Violência Baseada no Género), não quer dizer que nós, o povo, temos que “aguentar” com a sua presença a nos representar na Assembleia”, lê-se.
Sobre Damião Medina, alegam que se sequer podem afirmar que errou, cometeu um crime e pagou a sua conta à Sociedade. Isto porque, dizem, foi condenado em 2021 a dois anos de prisão, mas a Justiça arranjou maneira que estes fossem convertidos em três anos de pena suspensa com a realização de serviços comunitários, podendo continuar a beneficiar de todas as benesses de ser deputado.
“Em nome de todas as vítimas de VBG, de todas as mulheres cabo-verdianas que foram mortas brutalmente pelos seus maridos, namorados ou companheiros, principalmente quando somos confrontados quase todas as semanas, com novos casos hediondos e macabros, não podemos coadunar com o fato de um criminoso condenado por este crime, ainda a cumprir pena. ser um alto representante do Povo, na sua Assembleia Popular”, prossegue a petição.
Para agravar, acrescentam, o deputado, não se coibiu de tão claramente mostrar o seu baixo caráter nas redes sociais, chamando todos os cidadãos que livremente mostraram o seu desejo e Direito de se manifestarem contra o Estado da Nação de “Cabritos Desmamados” afirmando que todos juntados, “Não valiam um cigarro”!
“Sua Excelência, por termos atingido o número mais do que necessário de assinaturas numa petição pública, endereçada a si, aguardamos que se digne a levar este assunto para a Plenária da Assembleia, para que seja discutido e votado, a cassação do mandato do deputado Damião Medina”, rematam.