Pub.
Atualidade
Tendência

Pediatra Andrés Fidalgo distinguido com prémio internacional

Pub.

O pediatra e director da Clínica Medicentro em S. Vicente, Andrés Fidalgo, foi distinguido com um prémio internacional, atribuído pela associação “Amigos Ajuda Amigos” (Friends Help Friends), por sua investigação no domínio da paralisia cerebral infantil e por seu apoio social aos mais cadenciados. A  cerimónia de entrega do prémio ocorreu no final da tarde de ontem e contou com a presença do presidente desta associação, que está sediada na Alemanha, Wolfgang Hundt.

Wolfgang justificou a homenagem ao médico Andrés Fidalgo como um reconhecimento por seu trabalho em prol das crianças e dos mais pobres, realçando ser esta a primeira vez que a associação que preside distingue um profissional da medicina. Isso não obstante apoiar projectos e individualidades em vários país, até agora com mais de 200 mil toneladas de donativos, cerca de 50 contentores, autocarros escolares, ambulâncias, camiões para transportar água, de entre outros. “Estamos a falar em ajudas que ultrapassam os dois milhões de euros para formação e transporte de ajudas para entidades públicas e privadas em vários países”, afirmou. 

Publicidade

No caso de Cabo Verde, o presidente da FHF explica que há cinco anos teve conhecimento do trabalho que Dr. Andrés desenvolve no Medicentro. “Percebemos que este trabalho é para toda a comunidade. Ele ajuda pessoas carenciadas, em especial doentes e crianças. Isso chamou-nos a atenção. Estamos no país desde 2002 e já apoiamos outras organizações em diversos pontos, mas entendemos que estas não levavam esta parceria a sério. Não tinham um fundamento. Recebiam apoio mas não partilhavam. No Dr. Andrés encontramos uma pessoa que doou a sua vida para ajudar. Por isso fizemos questão de vir aqui pessoalmente para entregar este prémio.”

O representante da FHF em Cabo Verde, Carlos Rodrigues, justificou, por sua vez, a distinção dizendo que as crianças doentes são um grande desafio para os países e para as famílias afectadas. Mas, com ajuda da investigação e da medicina, muito pode ser feito por elas. “O Dr. Andrés luta por isso há muitos anos e tem recebido muito carinho e apoio. Sacrifica o seu tempo livre para assegurar um bom futuro para estas crianças.  Outro grande desafio por ele abraçado é o apoio nas áreas da saúde e social, tendo em conta a sua integração na vida quotidiana. Isto só pode ser feito com ajuda de todos. Com um sistema especial e um ouvido aberto para as suas preocupações, o Dr. Andrés criou uma sistema de ajuda que não exclui ninguém”, pontuou. 

Publicidade

Já o galardoado mostrou-se surpreso com este reconhecimento. Em nome da equipa do Medicentro e agradeceu a associação, na figura do seu presidente. Segundo Andrés Fidalgo, inicialmente pensou que a distinção era para a clinica, mas depois percebeu que é a título pessoal, pelo seu trabalho na área da paralisia cerebral. “Estou ciente que, em Cabo Verde, há muitas pessoas que merecem este e outros reconhecimentos. São pessoas que trabalham com muita força e perseverança, por muitos anos, e que fazem tudo para fazer desta nação um país melhor”, afirmou.

No aspecto pessoal, de acordo com o pediatra, estará sempre em dívida para com este país. Por isso, a única coisa que faz é dedicar toda a sua vida a ajudar este povo que bem o soube acolher, mas também a sua família. “Isto não tem preço. Não trabalho para ser reconhecido. Por isso quero agradecer a associação FHF e ao seu presidente e todos os seus sócios que trabalham para apoiar não só Cabo Verde, mas também outros país. Este é um acto simbólico, mas do fundo do coração quero dizer um muito obrigado a todos”.

Publicidade

De referir que, para além dos representantes da FHF, testemunharam o acto singelo a equipa directiva da Clínica Medicentro, a directora do Hospital Baptista de Sousa, Ana Margarida Brito, de entre outros convidados. 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo