Atualidade

Paulo Veiga participa na Conferência sobre Mudanças Climáticas, visita infraestruturas e reúne com pescadores do Sal

O Ministro do Mar viaja na próxima quinta-feira para a ilha do Sal, onde vai encontrar-se com profissionais e instituições do sector das pescas e visitar algumas infraestruturas de apoio à esta actividade económica. Paulo Veiga também vai marcar presença na IX Conferencia sobre Mudanças Climáticas e Desenvolvimento, que acontece naquela ilha sob o lema “Uma Transição Justa para uma Recuperação Verde e Azul Resiliente” e cuja cerimónia de abertura, amanhã, quarta-feira, 15, será presidida pelo Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.

Assim, conforme o programa, a visita de Paulo Veiga começa com uma visita de cortesia ao Presidente da Câmara, Júlio Lopes, seguido de encontros com os serviços de Inspecção Geral das Pescas, Instituto Marítimo e Portuário, Polícia e Marítimo e Associação de Pescadores de Palmeira. Em relação à este último, Veiga vai entregar um carrinho de frio reparado. Vai ainda inaugurar as obras do porto de desembarque e cacife dos pescadores de Palmeira.

Na quinta-feira, 16, o ministro estará na “Conferência sobre Mudanças Climáticas e Desenvolvimento em África”, que acontece em um dos hotéis de Santa Maria e deverá contar com centenas de participantes, presencial e virtual, entre investigadores, cientistas, académicos e parceiros nacionais e internacionais. Esta versará sobre o tema – uma transição justa para uma recuperação verde e azul resiliente e focará no “triplo fardo” dos países africanos, principalmente os pequenos estados insulares: a pandemia de Covid-19, as mudanças climáticas e o seu impacto socioeconómico.

Este “meeting” sobre clima decorre até sexta-feira e é uma organização conjunta do Governo, da comissão económica das nações unidas para África – UNECA, a comissão da União Africana e o Banco Africano de Desenvolvimento – BAD. Terá reuniões de alto nível com participação de ministros africanos responsáveis pelos sectores do Ambiente, Clima e Desenvolvimento Económico.

De Cabo Verde, além do Primeiro-ministro, do presidente da Assembleia Nacional e do Ministro do Mar, são esperados vários outros membros do Governo. Caso, por exemplo, do vice-primeiro-ministro, Olavo Correia e do ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e de cerca de duas dezenas de ministros africanos, que participam de forma presencial e virtual”, lê-se num comunicado enviado pelo Governo.

De referir que, antes de concluir a visita a ilha do Sal, o Ministro do Mar visitará ainda o cacife dos pescadores da Estação Costeira e o Pontão de Santa Maria e reunirá com a Associação de Pescadores desta cidade turística.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo