O Conselho Nacional do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) marcou para 30 de Março às directas para a eleição do seu próximo presidente. O congresso acontecerá a 02, 03 e 04 de Maio.
Estas informações foram avançadas à imprensa pelo secretário-geral adjunto do partido, Jorge Lopes. “Vai ser eleito um novo presidente do PAICV, com data já marcada para o dia 30 de março. Sabemos que os delegados ao Congresso são eleitos concomitantemente com a eleição direta do presidente do partido. O Conselho Nacional já fixou, em 318, o número de delegados a serem eleitos por todas as estruturas e o Congresso terá lugar nos dias 2, 3 e 4 de maio”, detalhou.
O Conselho Nacional, que decorreu ontem e hoje na Capital, decidiu ainda que até 20 de Março todas as eleições regionais e sectoriais, incluindo da Juventude do PAICV e da Federação das Mulheres, terão de ser realizadas.
O PAICV já conta com três manifestações de pré-candidatos ao cargo de presidente. Os recém-eleitos presidentes das câmaras municipais da Praia e de São Filipe, Francisco Tavares e Nuias Silva, respectivamente, e do deputado nacional pelo círculo da Europa, Francisco Pereira.
Nuias Silva, recorda-se, anunciou a sua candidatura este domingo, cerca de 24 horas depois de Rui Semedo ter comunicado que não se recandidata à liderança do PAICV.