O vice Primeiro-Ministro, Olavo Correia, participa a partir de hoje, 10 de abril, na reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, em Washington. O encontro, que junta os ministros das finanças e governadores dos bancos centrais dos países membros, executivos de Instituições Financeiras Internacionais, do setor privado, representantes de organizações da sociedade civil e académicos, vai debater questões de relevância económica global, temas específicos que fazem parte da agenda económica e os desafios da actualidade.
Da agenda deste importante encontro, que se prolonga até o dia 16 do corrente mês de abril, constam a realização de seminários, reuniões regionais, conferências de imprensa, entre outros eventos voltados para a economia global, desenvolvimento internacional e sistema financeiro do mundo. “Esse encontro em Washington constitui mais uma oportunidade do Governo de Cabo Verde continuar a reforçar os contactos bilaterais com os principais parceiros de desenvolvimento do país e estabelecer novas parcerias estratégicas”, refere o gabinete de imprensa do governo em comunicado.
Para tal, à margem da agenda das reuniões, Ministro das Finanças e Fomento Empresarial vai estabelecer e aprofundar contactos com o Banco Mundial e o FMI, entre outras entidades parceiras. Durante a missão será também discutido o novo programa com o FMI, sobretudo a nova abordagem que o Fundo deverá ter com os países insulares em termos de acesso aos financiamentos.
Junto do Banco Mundial, Correia terá a oportunidade de analisar a possibilidade de o país aceder a novos pacotes de financiamento a projetos transformadores e catalíticos para a economia nacional, tornando-a mais sustentável e resiliente. Outra temática que vai ser abordada durante o encontro de Washington tem que ver com a dívida pública, especificamente a nova abordagem da sua gestão.
O Governo vai apresentar ainda aos parceiros os desafios que o país enfrenta e solicitar o engajamento tanto na questão de financiamento como no apoio técnico que ajudara o país na implementação de políticas e na capacitação técnica, no quadro da administração pública.
O Ministro das Finanças estará acompanhado pelo Diretor Nacional do Planeamento, Gilson Pina, pelo Coordenador da Unidade Gestora de Projetos Especiais, Nuno Miguel Gomes, pelo Técnico do Serviço de Prospetiva, Acompanhamento Macroeconómico e Estatísticas, Félix Delgado, e por uma equipa do Banco de Cabo Verde chefiada pelo Governador Óscar Santos.