Obangame Express: FA aborda navio de pesca artesanal no âmbito do combate ao narcotráfico

As Forças Armadas de Cabo Verde, através do Centro de Informação e Relações Públicas do Gabinete do Chefe do Estado-Maior, participam esta quinta-feira, em uma abordagem marítima no quadro do Combate ao Narcotráfico, no Porto da Praia. Esta abordagem ocorre no âmbito do exercício Obangame Express 2025 (OE25), promovido e patrocinado pelo Comando dos Estados Unidos para a África (United States Africa Command – AFRICOM) e facilitado pela 6ª Frota da Marinha dos Estados Unidos.
Segundo o Ministério da Defesa Nacional, o exercício consistirá na simulação de uma operação de interceção e abordagem a uma embarcação de pesca artesanal suspeita de envolvimento no recebimento de substâncias ilícitas provenientes de um navio oriundo do Brasil. Para tal, será empenhada uma lancha da Marinha do Brasil, com uma equipa mista composta por elementos da Polícia Judiciária e militares da Unidade de Operações Especiais e Fuzileiros Navais de Cabo Verde a bordo.
Esta atividade é liderada pela Organização Internacional de Polícia Criminal,(INTERPOL) e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e visa treinar e consolidar os procedimentos de recolha de evidências que servirão de base ao Julgamento Simulado, agendado para decorrer entre os dias 12 e 16 de maio de 2025. “O exercício contará com a presença de observadores internacionais provenientes de países membros da Arquitetura de Yaoundé e de nações parceiras, atualmente em Cabo Verde no âmbito da formação “Rule of Law”, que decorre de 05 a 09 de maio, no âmbito do OE25. Estes acompanharão o exercício a bordo do navio da Marinha do Brasil,” informa em comunicado.
A ação conjunta reflete o empenho contínuo de Cabo Verde e dos seus parceiros internacionais no reforço das capacidades de resposta a ameaças transnacionais no domínio marítimo, com enfoque no combate ao tráfico ilícito de drogas, e insere-se nos objetivos estratégicos do Obangame Express 2025 de promover a cooperação regional e a segurança marítima no Golfo da Guiné, pontua.
A 14ª edição do Obangame, patrocinado pelos Estados Unidos para a África, arrancou no dia 05 de maio. Está a ser realizado pela Sexta Frota dos EUA, ao longo da Costa Oeste da África, particularmente em torno de Cabo Verde. Por estes dias, esta frota está a trabalhar com 27 nações para melhorar a capacidade combinada de aplicação da lei marítima, promover a segurança nacional e regional na África Ocidental e aumentar a interoperabilidade entre os EUA, parceiros africanos e multinacionais.
Participam no exercício, a par de Cabo Verde, país anfitrião, Angola, Benin, Camarões, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Gabão, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Marrocos, Libéria, Nigéria, República do Congo, São Tomé e Príncipe, Serra Leoa, Senegal, Gâmbia, Togo, Tunísia, Bélgica, Itália, Países Baixos, Espanha, Reino Unido, Dinamarca.