Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Navio-patrulha Sines em Cabo Verde no âmbito da iniciativa Mar Aberto 

O navio-patrulha da Marinha Portuguesa Sines vai estar em Cabo Verde entre os dias 04 e 16 de Maio, no âmbito da iniciativa Mar Aberto, anunciou o Adido de Defesa junto à Embaixada de Portugal. A visita integra as atividades de cooperação no domínio da defesa, diplomacia naval e apoio à política externa.

A Iniciativa Mar Aberto, diz Carlos Manuel Afonso,  surgiu em 2008 como uma resposta do Estado português face à insegurança marítima verificada num espaço marítimo concreto, o Golfo da Guiné.

Publicidade

“A iniciativa materializa a satisfação dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, através de ações de apoio ao desenvolvimento de uma cultura de segurança marítima e ao fortalecimento das capacidades associadas junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e com outros países do Golfo da Guiné (GdG),” especifica. 

Segundo o comunicado, entre outras atividades ressalva-se a participação no exercício Obangame Express, a decorrer na zona G da Arquitetura de Yaoundé, bem como o desenvolvimento de atividades de cooperação e de cariz diplomático, entre Portugal e os Estados visitados, em apoio à política externa e de defesa nacional. A operação, defende, contribuiu igualmente, para o esforço integrado de segurança cooperativa da comunidade internacional, em particular da União Europeia, no âmbito das Presenças Marítimas Coordenadas, ao longo da costa africana.

Publicidade

O navio partiu da Base Naval de Lisboa no dia 14 de agosto para uma missão que terá a duração de cerca de quatro meses, estando prevista a visita a 12 países, onde se incluem todos os países africanos de língua oficial portuguesa, navegando cerca de 20000 milhas náuticas.

O NRP SINES é comandado pelo Capitão Vitor Manuel Santos e conta com um total de 59 (13 oficiais, 14 sargentos e 32 praças) militares embarcados, onde se incluem uma equipa de segurança dos Fuzileiros, uma de mergulhadores e uma para operação de sistemas aéreos não tripulados.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo