Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

MTT garante certificação e inicio de operações do navio Praia d’Aguada para breve

O navio Praia d’ Aguada concluiu com sucesso os teste de mar e a inspeção pelo Instituto Marítimo e Portuário, informa o Ministério do Turismo e Transporte, realçando que a certificação e o início de operações são por isso iminentes. 

Em uma curta publicação na sua página oficial, o MTT anuncia que as ilhas do Fogo, Brava e Maio vão passar a contar com novas alternativas para o transporte de carga e passageiros, reforçando a conectividade e a coesão territorial com o início iminente de operações do Praia d’ Aguada, após concluir com sucesso os testes de mar e inspeção, realizada pelo Instituto Marítimo e Portuário.  

Publicidade

A iniciativa, prossegue a nota, insere-se na estratégia do Governo de modernizar e diversificar os meios de transporte marítimo, promovendo maior eficiência, segurança e regularidade nas ligações entre as ilhas.

Na semana passada, o ministério dos Transportes informava que vinha mantido contactos com a Câmara da Brava, a CV Interilhas e a Polaris, com o objectivo de encontrar soluções concretas e articuladas que permitam minimizar os impactos da actual situação no fornecimento de mercadorias à ilha.

Publicidade

As dificuldades, dizia, decorriam do facto das embarcações da CV Interilhas e Dona Tututa se encontrarem em doca seca para reparações e manutenções obrigatórias, condicionando o transporte regular de carga para a Brava. “O Governo reconhece não estar satisfeito com a situação actual do transporte de carga pela CV Interilhas, particularmente no que diz respeito à ligação marítima com a Brava, e garante estar a trabalhar numa solução imediata para melhorar o serviço”, lia-se num comunicado da tutela.

Neste contexto, sublinhava, estavam a ser envidados esforços para colocar em operação o navio Praia de Aguada, que se encontrava em fase de testes técnico-operacionais e de certificação, o que poderá contribuir para o reforço do transporte de mercadorias. Os testes foram entretanto concluídos com sucesso.

Publicidade

Paralelamente, o executivo reafirmava o seu compromisso em estabilizar a ligação marítima com a ilha Brava, nomeadamente, através da aquisição de uma nova embarcação destinada, especificamente, a servir a ilha, tendo em conta as particularidades da sua conectividade.

O Governo afirma que continuará a trabalhar para garantir o abastecimento regular das ilhas, minimizar os impactos sobre a população e os agentes económicos e assegurar a continuidade dos serviços essenciais de transporte marítimo no arquipélago.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo