Pub.
Pub.
Atualidade

Estrada cidade-Baía das Gatas: Moradores do Lameirão podem ter escrito as frases no asfalto para pedir segurança

As frases no piso asfaltado e muros laterais da estrada cidade-Baía das Gatas, que rapidamente foram atribuídas aos Sokols 2017 por militantes e dirigentes locais e nacionais do MpD, afinal podem ter sido escritas por moradores do Lameirão, um dos bairros cortados por esta via, para pedir mais segurança para as suas crianças. Empunhando cartazes com os mesmos dizeres, um grupo de crianças e jovens desta localidade interceptou na tarde de ontem a carreata liderada pelo Primeiro-ministro e comitiva que saiu do Mindelo em direcção a essa estância balnear para descerrar a placa que assinala o início dos trabalhos de requalificação.

“Vítimas somos nós”, “Segurança”, “Queremos uma estrada adequada” e “Queremos lombas” foram algumas das frases exibidas nos cartazes empunhados pelos moradores do Lameirão para que os membros do Governo, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente e os militantes do MpD pudessem ver e tirar todas as suas dúvidas. O líder do Sokols, Salvador Mascarenhas, admite que este movimento cívico foi também surpreendido por esta iniciativa popular, o que mostra que as pessoas estão conscientes e dispostas a reivindicar os seus direitos.

Publicidade

“Somos um movimento sério e responsável, ao contrário daquilo que querem fazer crer. Defendo São Vicente e vou defender sempre. Quando o Governo ou a Câmara fizerem uma coisa boa para a minha ilha, serei o primeiro a aplaudir. Mas, se prejudicarem São Vicente, como está a acontecer, vou reagir e reivindicar. Mas estou solidário com os moradores do Lameirão. Ao construírem esta estrada, deveriam ter garantido a sua segurança”, diz Mascarenhas, que se mostra, no entanto, satisfeito por ver que a população já despertou para a cidadania activa de forma independente e autónoma. “Quem achar que uma população que faz uns rabiscos facilmente apagados em defesa da vida das suas crianças é vandalismo, eu serei o primeiro vândalo do planeta”, acrescenta Salvador Mascarenhas.

Para Salvador Mascarenhas, os moradores apenas estão preocupados com a velocidade dos carros à porta das suas casas e decidiram mostrar o seu descontentamento, possivelmente através de frases escritas no asfalto e nos cartazes. “Os moradores estão a pedir passadeiras e lombas. Dizem que as pessoas, crianças e animais estão em perigo. Estavam a espera do Primeiro-ministro com cartazes com os mesmos dizeres pintados no chão. E estes foram rapidamente apagados pelos Bombeiros Municipais. Espero que as autoridades sejam humildes e tenham ouvido a população.”

Publicidade

Faltou público

Salvador Mascarenhas aproveitou para responder ao ministro da Cultura, que, através de uma publicação na sua página no facebook, criticou a ausência dos Sokols da conferência “Desenvolvimento local e regional”. De acordo com o ministro, a expectativa era de um grande debate com a sociedade civil a confrontar o Governo. “Estiveram presentes no palco para responder a todas as questões o PM, sete ministros e dois secretários de Estado. Esteve também presente o presidente da CMSV disponível para o debate. As portas estavam abertas à participação de todos, sem restrições. Era um momento de debate olhos nos olhos para apresentação de propostas para um olhar critico sobre a ilha e para o confronto de propostas, ideias e projectos”, escreve, realçando que ficou com a sensação de faltaram algumas personalidades que tinham o dever moral, cívico e porque não politico de marcarem presença e fazerem uso da palavra”, lê-se.

Poderiam, prossegue, fazer uso da palavra sem frases feitas, sem slogans gastos, sem a repetição de clichês de avaliação como o já clássico “o povo já não acredita em políticos”. Era o momento de se dar conteúdo às alternativas. Em tom irónico, este tenta justificar a ausência dos Sokols com “transito intenso”, “agenda impossível ou simplesmente o convite em papel doirado perfumando que não chegou ”. Nada como a realidade ” sem “redes nem filtros” para que a desconstrução aconteça naturalmente. O medo da desconstrução pública é o que mais amedronta o populismo”, finaliza.

Publicidade

Comentando este post, o presidente da direcção do Sokols lembra que este movimento cívico não é formado por apenas uma pessoa e que pelo menos dois dos seus membros estiveram presentes, inclusive questionaram o Governo. Infelizmente, as respostas, mais uma vez, não satisfizeram. “Eu não estive presente devido a compromissos profissionais. Mas o Sokols esteve presente. Agora, se não conseguiram sequer meia-sala, não podem culpabilizar o Sokols. Deveriam era tirar as suas ilações, quem sabe as pessoas estão cansadas e já não acreditam nos políticos. Ou então não querem estar presentes apenas para encher espaço “, concluiu.

Constânça de Pina

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

24 Comentários

  1. salvador mascarenhas é MENTIROSO. Eu estive nesse dia no auditorio da UniM e nao se viu a sokols, nem esteve nenhum membro da sokols, nenhum sokols dignou a aparecer para questionar os “responsaveis”. É assim que ele quer vir governar SV?

  2. Fico extremamente satisfeito, pois que Sokols transmitiu a mensagem e os valores de cidadania activa.
    Os moradores da zona de Lameirão apenas reivindicaram o direito de segurança, apresentaram sugestões para quebra molas, ou lombas na estrada, e manifestaram de forma pacífica.
    Quem recebeu a lição foi a ministra Eunice que agiu de forma nada digna, colocando culpa num grupo de pessoas.. é deixando crer que temos uma sociedade desordeira.
    Fica o aviso para as autoridades, que sempre antes de dar início a qualquer obra para escutaram a população local.

  3. Caramba esse jornaleco online está cada vez mais tendencioso….tenham vergonha e respeitam a profissão. Esse trabalho de contra informação e manipulação de consciências é próprio de fundamentalistas depressivos. Home come on….

  4. Os verdadeiros interlocutores de SOKOL’ s 2017 é a sociedade civil e a Diàspora , os que sofrem das medidas cosméticas dos governos sucessivos (durante 44 anos) que decidiram estratégicamente isolar as ilhas do norte do país e a diàspora ,impactantes na história de Cabo Verde independente e não só. Caros governantes convido-vos a observar melhor este País nomeadamente o povo das ilhas do Norte e contemplá-los na senda de um desenvolvimento mais equilibrado e justo . Senão irão de surpresa em surpresa constatar a resilencia pela capacidade criativa dos mesmos. Governação ponderada significa estar à escuta das pessoas.

  5. Quem participou nas manifestações do Sokols sabe que são muito cuidadosos, cívicos,e passam valores que precisam ser resgatados na nossa sociedade: coragem, liberdade, igualdade, justiça…e é por isso que não tive dúvidas que nada tinham que ver com o caso.
    Fico contente que os moradores de Lameirão estejam atentos e defendendo a sua segurança e qualidade de vida. Uma nota negativa dou à comunicação social, que em vez de ir ali, esclarecer a população com imagem mais objetivas e produzir a SUA informação se resignou a emprestar o microfone aos políticos que trataram o assunto como se de um fato se tratasse. Pensei que o vandalismo consistisse na destruição de parte do asfalto ou coisa assim mais grave. Somos mais civilizados que nossos representantes é só ver as mensagens das inscrições no asfalto e comparar com o vandalismo que são as campanhas eleitorais. Aproveitem a oportunidade para aprender com essa gente humilde e protejam os moradores dos impactes negativos da infraestrutura que, se houvesse competência, teriam sido acautelados.

  6. 1º) Não sou da Sokols mas voto em mim para participante em todas as manifestações que a Sokoçs realizar.
    2º) Nas próximas eleições legislativas, o meu voto é para o MPD.
    3º) Nas próximas eleições muniipais, o meu voto é para um candidato ou candidata independente.

  7. Num outro jornal online vi um artigo do jovem Romário Cruz.
    Nunca tinha visto explicitamente, coisa tão esquisita.
    Ele reivindica (chamando de covardes e tudo), porque, disse, ele apoiou a Sokols na manifestação e depois, não recebeu em troca o mesmo apoio da Sokols no encontro com os membros do governo onde ele se sentiu sózinho.

    NÍVEL DE COMPREENSÃO
    Será que ele não compreendeu o que ele próprio foi lá fazer na manifestação???
    É que para mim, essa reação é muito estranha porque eu, quando fui à manifestação, não fui lá apoiar a Sokols. Essa seria a última coisa que me passaria pela cabeça. Assim, seria sacudir a água do meu capote e relegar as minhas responsabilidades sobre as costas dos outros. Fui lá apoiar-me a mim mesmo. Também, muito menos fui lá atacar o MPD ou apoiar o PAICV. Eles não merecem nada de mim.
    Fui sim, convictamente, manifestar pelas minhas convicções. Agora, é claro que é óbvio que alguém teria de estar à frente da organização.
    E esse alguém foi a Sokols.
    Ou seja, a Sokols fez aquilo que eu e o Romário Cruz não fizemos e agora o Romário acha que fez um favor.
    Estranho isso!!

    OPORTUNISMO
    Mas pior ainda é a mentalidade oportunista do Romário.
    Afinal o que ele queria, era negócio.
    Ou seja, eu te ajudo na tua (imaginem, na “TUA”) manifestação mas depois tens de me ajudar na minha participação no encontro. TROCA DIRECTA, À MODA ANTIGA.
    Estranho isso!

    PRESUNÇÃO
    Mas pior ainda.
    O Romário, se acha.!
    Se havia 15 000 manifestantes, imagine-se agora, os responsáveis da Sokols a terem de ficar em dívida para com todos os 15 000 participantes (que lhes fizeram o favor, segundo a mentalidade do Romário).
    Se cada um dos 15 000 resolver fazer ou participar de algo, a Sokols tem de estar disponível para colaborar com todos.
    Eu morreria em dois tempos com tanta tarefa e exigência. Ninguém na vida se atraveria a organizar uma manifestação.
    Ou será que o Romário se acha de tal forma, que considera que só ele tem direito de reivindicar o apoio (pagamento da dívida) por parte da Sokols???

    MAUZÃO
    E ele não brinca.
    Ele ameaça mesmo que nunca mais participará.
    Ele se acha minha gente!!
    O que vai ser duma manifestação sem a presença dele???
    Lembrou-me aqueles” sportes” (primeiro actor bonzão e mauzão) daqueles filmes de cowboy do far west de antigamente.
    QUE INICIATIVA DESCABIDA E ESTRANHA ESSA DO ROMÁRIO CRUZ!!!
    De facto, nesta nossa terra temos tantos de espertos quanto de levianos!!!

  8. Não tens tino na cabça?
    É a assim que chamas MENTIROSO a alguém?
    Por teu azar, a única pessoa que está a mentir és precisamente tu.
    Isso é mesmo azar.
    Vir tentar dar lição de moral e acabar por fazer esse papel tão pateta.
    Afinal, quando é que tu ouviste o Salvador dizer ou insinuar querer ser presidente da Câmara de S.Vicente?
    Nunca!
    Pelo contrário ele tem dito e repetido sempre que ele não quer isso.
    Mas te pergunto mais:
    E se ele quizesse?
    Em que é que tu tens a ver com isso?
    Simplesmente só podias votar ou não votar e nada mais.
    HÁ IGNORÂNCIA!!

  9. Exmo Senhor
    Pegando na parte q interessa, se efectivamente não tem reservas em aplaudir o q seja de “BOM” para a sua ilha, não nos queira dizer q uma estrada d 300M contos, não lhe custe as mais valias quer sejam directas ou indirectas. Obviamente, q qquer obra possa trazer reparos, por isso, muitas vezes os acréscimos em termos d trabalhos a mais. Assim porventura aconteceu na contrucao da sua habitação ou mmo nos erros q possam ter acontecido no seu local d trabalho e q certamente acarretaram custos acrescidos.
    Legítimo as reivindicações q devem ser equacionadas e resolvidas mas q o foco maior da obra não sejam esses. Pede sim, com todo o respeito o seu aplauso.

  10. Quanto à Conferência DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL, cremos q a sua AUSÊNCIA ou de outro membro da cúpula, tenha pautado pelo DESRESPEITO às próprias reivindicações do movimento, tendo em conta q são exatamente esses motivos q levaram tanta gente as ruas liderados pelo senhor.
    A grande oportunidade d facto conforme o Sr Ministro era essa , q dentro do tempo d resposta terá constituído um elenco governativo q descomplexadamente pediu um diálogo aberto com a Sociedade Mindelense para ser confrontado individualmente com cada membro do governo d tutela. (Pena nem o senhor nem a sua equipe estiveram presentes). Quanto às pessoas q como diz fizeram representar o SOKOLS, creio q ninguém deu por isso, nem por questões, tão pouco com a qualidade das mesmas…apenas tiveram o propósito de contar o número d participantes na sala por não terem capacidade d diálogo…
    Quanto a meia sala, objetivamente era esse o propósito, enche-la com questões pertinentes e não questões vazias, num ambiente d confronto saudável d diálogo. Caso contrário o local seria outro. E pelos aplausos fica a sensação q o conteúdo abrangente dos intervenientes d um lado e do outro baseado fundamentalmente pelos números e estatísticas bem como sensibilidades, quem lá esteve, saiu satisfeito!
    Pena o SR. não ter interpretado q o convite sugeria em primeiro lugar a sua PRESENÇA OBRIGATÓRIA ou então os seus compromissos profissionais não lhe deram tempo suficiente para preparar junto dos seus acessores uma intervenção q pudesse superar os dados e números apresentados quanto seja q a conferência veio como escudo a MANIFESTAÇÃO 5 de JULHO

    Bem haja
    Tudo q vier por acréscimo.

  11. Então és mesmo cego, visita a pagina do salvador mascarenhas e le com atenção o que ele escreve la. Ele chama todos os que nao estiverem com sokols de crapulas mentirosos cães e outros adjectivos. É isso que dar ser cego e carneirro. O salvador mascarenhas, o araujoi, a rosinha, todos almejam ocupar a poltrona da CMSV. Estive no encontro e esperava q sokols fosse la perguntar o governo tudo q tem questionado mas como o outro, atiram pedras e escondem as mãos. covardes sim, mentirosos sim. NÃO ESTIVERAM LA PARA CONFRONTAR O GOVERNO, ERA O MINIMO QUE SE ESPERAVA DE QUEM ANDA A PREGAR DESGRAÇA. NAO SOU MPD, NEM UCID NEM PAICV PIOR AINDA SOKOLS, MAS PELO FACTO DE NAO LER PELA VOSSA CARTILHA SOU CRAPULA NERA? ELE QUE CANDIDATE ATÉ PARA REI DOS QUINTOS DOS INFERNOS QUE NÃO ME AQUECE NEM ARREFECE, SEU IGNORANTE. PENSE PELA TUA CACHOLA E NÃO SEJAS MAIS UM CARNEIRINHO DO MASCARENHAS QUE PELOS VISTOS AGORA É QUE VEIO VIVER PRA SV PQ ELE SEMPRE VIVEU FORA.

  12. Tenho reparado que ultimamente quase todas as grandes obras que que já foram feitas, e outras em e curso, sofreram contestações, por grupos de pessoas, que só sabem contradizer e opor tudo , só por má vontade ou por que são cegos ou tambem não querem ver. O grande trabalho feito na LAGINHA sofreu varias perturbações e protestos contra. A praia da Laginha esta feita, embora necessita de alguns melhoramentos (orgulho dos Sanvicentinos) vem servindo a população se S. Vicente com muito gosto e alegria dos utilizadores. O asfalto da estrada da Cidade Baia das Gatas, esta concretizada apesar da má vontade de grupos de pessoas. que tudo é contra e só sabem criticar o que é bem feito. Minha gente tudo na vida tem o seu tempo certo. Apesar das programações humanas, nem tudo pode ocorrer da melhor forma, por varias razões que podem ultrapassar a vontade do HOMEM. Eu confio nos governantes de Cabo Verde . S. Vicente é também Cabo Verde, e esta no caminho certo. Não vale afrontar ninguém. Conforme os programas, acredito que estão sendo criadas as condições para a continuação do desenvolvimento de S. Vicente. Relembro-vos que este governo ainda só tem 3 anos de mandato e vai necessitar de mais e muitos mais anos.
    COM FÉ EM DEUS , NO NOSSO POVO E NOS GOVERNANTES DE CABO VERDE.
    PENSAMENTOS POSITIVOS. CONFIAMOS

  13. Sugiro-te sinceramente que, para o teu bem, que cuides um bocadinho mais de ti.
    Diria mesmo!
    Procura saber um pouco mais, para que servem os estudos e dedica-te um pouco mais a isto.
    Mas há coisas que não se ganha com os estudos.
    Por exemplo, “O TEU VOCABULÁRIO”, tão raivoso, representa uma falta de auto-cortrolo moral, o que te retrata como ninguém e interfere na avaliação e na importância que as tuas palavras possam ter.
    Agora, se não queres alcançar um pouco de luz, nada se poderá fazer.
    Observa o seguinte e tira as tuas conclusões:
    Como é que o salvador Mascarenhas iria chamar de “crápulas mentirosos” àqueles que estiveram com ele na manifestação??
    Não te parece que não terás compreendido o que leste?
    Lê outra vês pois já deves ter ouvido falar da diferença entre analfabetismo e iletracia.
    O teu problema será certamente, este último.
    Repara que estás contra cerca de 15 000 pessoas, ou seja, mais do que o número de pessoas que em S.Vicente deram a vitória ao Augusto Neves nas autárquicas e ao Ulisses nas legislativas.
    É verdade que estás a tentar manifestar a tua opinião (ou posição?) pessoal e isto é completamente legítimo e aceitável.
    Mas, o vocabulário que usas, é de quem só pensa em esfolar e matar vivo todos aqueles com quem discorda.
    Se tivesses um tanque de guerra ou uma bomba às mãos, ninguém seria capaz de prever o quer poderia aciontecer.
    E isso não é saudável para uma sociedade!
    Olha outro exemoplo:
    Assim como o Salvador Mascarenhas já disse e repetiu por várias vezes que ele não é candidato a nada e tu decides e insistes que ele é, só porque adivinhas o futuro, também tens de aceitar que assim como dizes que não és de nenhum partido, eu posso decidir e insistir que és um fanático militante ou simpatizante partidário.
    É ou não é???
    E assim, por esta tua via de raciocínio, o mundo nunca mais daria um passo em frente.

  14. Siceramente não percebi essa desculpa dada usando a população de lameirão pedindo segurança e lombas precisamente onde a CM fez ma passagem aerea !!!! dá para perceber?
    Querem me dizer que essa população humildade sabe o que é PEDS ?? deixem de deitar areia aos olhos dos outros e focalizem-se porque o Ulisses é sem djobi pa lado.

  15. E o que a senhora acha do envolvimento de crianças exibindo cartões vermelhos e cartazes em punho durante a manifestação organizada pelo SOKOLS?

  16. Resenda Silva, viste passeios nas fotos? Em vez de passeios tem valetas. As muitas crianças e adultos que transitam nessa via são abrigadas a entrarem pela estrada dentro, correndo muito riscos. Sim tinha que ter passeios nas localidades. Com a má educação dos nossos condutores era preciso sim, de lombas. Por não “djober pa lado” que não percebeu que os lados da estrada não havia passeios para peões.

  17. PERGUNTEM DE NOVO A SOKOLS QUEM ESCREVEU ” AUTONOMIA ” NA ESTRADA, de certeza que não fomos nós de Lameirão, esses chegaram de mansinho ,aproveitaram da nossa luta pela ” SEGURANÇA ” e fizeram a sua manifestação, agora eles anda a dizer que foram considerados culpados sem ter provas, que eles são um grupo sério,cambada de malandros, o povo de lameirão apenas escreveu + IGUALDADE
    – VALAS
    + SEGURANÇA
    PEÕES??
    – VELOCIDADE
    É BASTA VER PELAS TINTAS QUE ELES USARAM E NOS USAMOS CAL porque era uma Chamada de atenção sabia- mos que iria ser apagado…
    LAMEIRAO
    #A_LUTA_CONTINUA

  18. Perguntaste à senhora mas eu respondo.
    É a construção duma nova geração.
    As crianças estão a aprender desde cedo, a serem livres.
    A não serem mais, bonecos dos partidos politicos.
    A olhar a vida com outros olhos e com horizontes mais vastos.

  19. Ó Igor Santos!
    Não sejas inocente na tentatia de ser malandro!
    Agora és de Lameirão???
    Então se vives à beira duma estrada, há muito tempo devias saber a diferença entre uma estrada e uma parede.
    Eu não sei quem escreveu seja o que fgor que foi escrito.
    Mas fingir dizer que a palavra autonomia foi escrita na estrada é coisa de gente perigosa.
    Autonomia, foi escriro na parede seu esperto!
    E seja quem for que escreveu, fê-lo e muito bem.
    Um bocadinho de tinta (e tu já disseste que foi cal) para contribuir para acordar um povo anastesiado, e acomodado covardemente atrás dos partidos políticos.
    Entre o deve e o haver, não é um bom investimento????

  20. Porque é que quando viste o pessoal a chegar de mansinho para aproveitar da vossa luta (posso imaginar as lutas que fazes…) porque é que não chamaste de imediato o teu povo para os escorraçar dali, ou porque é que não telefonaste logo para fazer a tua denuncia às autoridades?
    Então??… Deixas tudo acontecer na mansu, mansu, e depois vens criticar?
    Isso é malandragem e covardia seu Lameirãonense!
    Segundo a tua preciosa informação (quase uma pérola), o povo de Lameirão (do qual dizes fazer parte não é????) escreveu 5 palavras, enquanto que a Sokols que passaste a noite inteira a espreitá-los a chegarem de mansinho mas não foste capaz de denunciar, escreveu só uma palavra.
    Queres mais? Não está bom assim? Ainda não estas satisfeito??
    És mesmo insaciável!!!
    E por exemplo, se eu também quizer escrever um bocadinho, não posso?

  21. Ó Igor tiveste azar ao abrir a boca
    Contaste esta história tão mal contada, que caiu como um grogue de xéma na cabeça das pessoas.
    Dizes que outras pessoas (e afirmas ser a Sokols) foram aproveitar da vossa luta.
    Se afirmas é porque viste, tendo em conta que eles estavam lá a aproveitar da vossa luta.
    E dizes também que voces escreveram com cal durante a noite de véspera.
    Na verdade, se voces tivessem escrito antes, a própria empresa (que esteve a fazer os últimos acabamentos no próprio dia) teria tido tempo para apagar os vossos escritos em call.
    Portanto, das duas uma:
    a) Ou eles estiveram lá nessa mesma noite que voces, tu viste e não denunciaste.
    b) Ou então essas pessoas escreveram antes de voces, porque não poderiam ir escrever depois de voces na hora da inauguração.
    E neste caso, significa que afinal, tu é que aproveitaste da luta deles.
    Viste-os antes e aproveitaste para fazer o mesmo na noite de véspera, seu malandro azarado.
    Mas assim são os que foram treinados a serem comprados.
    Por isso, não estou a afirmar, só estou a perguntar-te e nem precisas dizer quanto:
    Foi o Augusto Neves que te pagou para escreveres isto??

    E ainda, outra curiosidade surpreendente!!!
    Agora, com o que dizes, parece que tudo isso não passou de uma tempestade propositadamente criada pela própria ministra das infraestruturas que, com aquela vóz mansinha, carinha triste, comovida e inofensiva, foi chamando de vândalos a todo aquele que lhe passasse pela frente.
    Então ela quer nos dizer que não se apercebeu que se tratava de cal e que com dois cuspozinhos, com a sola dos sapatos poderia ter apagado aquilo num instante?
    Não! Preferiu deixar tudo lá, chamou e esperou a comunicação social, ameaçou com PJ (ela não, coitadinha, quem ameaçou foi o instituto de estradas), informou sobre o consequente agravamento dos custos (de pintura ou de novo pavimento), chamou de vândalos e tudo mais, para meia hora depois, aquilo aparecer tudo apagado, ser inaugurado, tudo limpinho como novo, que aliás até era?
    ABRENUNCIO!!!!

  22. Manipulando crianças, não é?
    Depende da sociedade que se quer construir.
    Se é para construir uma sociedade melhor, isso passa obrigatóriamente pela transmissão de valores diferentes dos que temos hoje. Mas nunca pela manipulação de crianças.
    REVEJA OS SEUS PRINCIPIOS porque está um pouco perdido/a.
    A nova geração está naturalmente livre e isso não depende de nenhum de nós mas sim do contexto em que vivemos.
    Agora, não sei onde foi tirar a ideia de responder pela senhora a quem eu coloquei a questão, pois certamente ela não partilha a sua opinião, porque conheço-a e sei que ela possui valores elevados que não abundam no nosso meio. Só estava a “força-la” a dizer o que pensa sobre o assunto porque acho que seria uma forma de ajudar os outros a refletirem sobre o assunto.
    Não sei se reparou mas eu não disse que sou contra o que ela disse.

  23. Bo tem certeza k la ka tinha?? E k ninguem questionou?? Ou querias era para fazer barulho na porta? Temos que que ter ideia que apelamos sempre pela paz. Investigue-se melhor

  24. Manipulando crianças, não é?
    Depende da sociedade que se quer construir.
    Se é para construir uma sociedade melhor, isso passa obrigatóriamente pela transmissão de valores diferentes dos que temos hoje. Mas nunca pela manipulação de crianças.
    REVEJA OS SEUS PRINCIPIOS porque está um pouco perdido/a.
    A nova geração está naturalmente livre e isso não depende de nenhum de nós mas sim do contexto em que vivemos.
    Agora, não sei onde foi tirar a ideia de responder pela senhora a quem eu coloquei a questão, pois certamente ela não partilha a sua opinião, porque conheço-a e sei que ela possui valores elevados que não abundam no nosso meio. Só estava a “força-la” a dizer o que pensa sobre o assunto porque acho que seria uma forma de ajudar os outros a refletirem sobre o assunto.
    Não sei se reparou mas eu não disse que sou contra o que ela disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo