Moeda alusiva aos 50 anos da independência de Cabo Verde entra hoje em circulação

Entra hoje em circulação no arquipélago a nova moeda de 200 escudos, alusiva aos 50 anos da Independência Nacional. A moeda se apresenta em três versões: normal, dourada e prateada, anunciou o Banco de Cabo Verde em comunicado.
De acordo com a instituição, a moeda comemorativa com valor facial de 200 escudos é um marco de elevado simbolismo, em que o país celebra a resiliência do seu povo que, com coragem, determinação e orgulho, construiu uma nação soberana, democrática e estável. “A moeda está disponível em três versões: acabamento normal em cuproníquel (10 gramas, 28 milímetros, limite de 5.000 unidades), acabamento especial brilhante não circulada em ouro nórdico (14,7 gramas, 33 milímetros, 1.000 unidades) e prova numismática em prata (13,5 gramas, 33 milímetros 1.500 unidades)”, detalha o banco central.
No anverso destacam-se as representações simbólicas da história e identidade de Cabo Verde, designadamente o mapa do arquipélago, que simboliza a unidade territorial e a diversidade das ilhas, bem como a bandeira nacional com as suas cores e estrelas representativas das dez ilhas. A completar, as expressões “Liberdade, Democracia e Solidariedade”, “50 anos” e “1975-2025”.

No reverso exibe a combinação dos símbolos da república e o valor facial. “O design do valor facial integra-se de forma equilibrada, harmonizando-se com as palmas, que evocam a trajetória histórica e a resiliência do povo cabo-verdiano. Este elemento reforça a identidade nacional e os valores da república, como a construção de uma sociedade baseada no Estado de Direito, Democracia e Prosperidade.“
A moeda pode ser adquirida no BCV e nos agentes numismáticos, juntando-se às de um, cinco, 10, 20, 50 e 100 escudos que circulam no país. A sua distribuição ao público será efetuada por instituições de crédito.







