Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

ME diz que manuais escolares do 1º ao 9º ano de escolaridade já estão disponíveis para venda

O Ministério da Educação informa que os manuais escolares do 1º ao 9º ano de escolaridade já estão disponíveis para venda. A notícia foi recebida com agrado, mas os encarregados de educação mostram-se preocupados com a ausência dos demais livros, principalmente dos manuais de Matemática do 10º ano, em falta desde o ano lectivo passado. 

Segundo o ME, estes manuais estão disponíveis em todo o território nacional, nos postos de venda devidamente credenciados, nomeadamente livrarias, papelarias e Correios de Cabo Verde. Lembra a tutela que o Governo subsidia a produção dos Manuais Escolares através do Orçamento do Estado para a Ficase, para que sejam vendidos a um preço social e com uma tabela fixa.

Publicidade

Para além das papelarias, livrarias e Correios de Cabo Verde, podem ser também aquecidos em lugares devidamente credenciados, permitindo assim aos pais/encarregados de educação e os alunos de uma forma geral, o acesso a esses materiais didáticos, independentemente da condição social e financeira. 

“É importante sublinhar que os alunos do 1º ao 8º ano, pertencentes às famílias do grupo 1 e 2 do Cadastro Social Único (CSU), terão acesso gratuito aos manuais escolares, através dos kits escolares que serão distribuídos nas escolas, no início do ano letivo 2025/2026”, clarifica o ministério. 

Publicidade

Este informa ainda que os manuais escolares do 1º ao 9º ano estão disponíveis online, para consulta e download no site do Ministério da Educação: https://minedu.gov.cv/manuais, bem com os respectivos precários  https://ficase.cv/?page=documentos / https://ficase.cv/doc/documento_1757097512.pdf.

Esta notícia foi recebida com agrado por pais e encarregados de Educação, mas muitos mostram-se preocupados com a ausência de livros para os restantes níveis de ensino, nomeadamente do 10º de escolaridade, principalmente os manuais de Matemática, em falta desde o ano passado. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo