MAI condecora efectivos da Policia Nacional de São Vicente
Doze policiais no activo e aposentados foram condecorados esta manhã na Camara Municipal de São Vicente. O acto presidido pelo intendente Alírio Correia e Silva, comandante Regional da Policia Nacional de São Vicente, que reconheceu com medalhas, diferentes agentes com primeiro e segundo grau por comportamento exemplar, medalhas de três estrelas a agentes que cumpriram trinta ano de serviço e duas estrelas os com 20 anos de carreira.
Leandro Fortes, em representação dos condecorados, enalteceu o gesto do Ministério da Administração Interna e da Direção Nacional da Policia em distinguir o trabalho destes homens que “dedicaram toda a vida pessoal e profissional em prol e beneficio da nação cabo-verdiana”. Ainda porque este reconhecimento massivo é feito pela primeira vez na história da PN, contempla todos os comandos regionais do país e as categorias de hierarquia, agentes, sub-chefes e oficiais na reforma e no activo.
Ao mesmo tempo, Fortes realçou que ninguém exerce o oficio à espera de medalhas, pelo que pediu que atitude do gênero faça parte da administração publica do país, “em particular das forcas hierarquizadas como é o caso das forças armadas e das forças de segurança”. “Este acto deve se repetir mais vezes para homenagear aqueles que dedicaram as suas carreiras em defesa de uma causa pública e servir de estímulo a aqueles que no futuro irão iniciar esta caminhada, esta missão grata, pouco compreendida e muitas vezes mal entendida”, sublinhou.
“Este acto constitui num símbolo do reforço e da confiança recíproca entre a PN e todas as forcas vivas da Sociedade sanvicentina”, considerou, por seu lado, o Intendente Alírio Correia e Silva, assegurando que “a PN está consciente de que os seus efectivos têm dado o melhor de si para garantirem a segurança, a livre circulação de pessoas e de bens, assim como o pleno funcionamento e exercício das instituições publicas e privadas e religiosas”.
Considerou ainda que este reconhecimento faz todo sentido, na medida em que são responsáveis pela criminalidade ter diminuído na ilha e “pela vida nos centros urbanos e de periferias que passou a estar ´de boa saúde”.
Dos 12 profissionais condecorados esta manhã, sete permanecem no activo e cinco já estão aposentados. Além dos homenageados, estiveram presente no espaço o presidente da CMSV, a presidente da Assembleia Municipal da ilha, o comandante da Primeira Região Militar, a representante da Guarda Costeira de Cabo Verde, oficiais e outros agentes.
Sidneia Newton (Estagiária)