Luis Landim participa no Encontro dos Procuradores-Gerais e Polícias de Investigação Criminal da CPLP
O Procurador-Geral da República, Luís Landim, participa até quarta-feira, 07 de fevereiro, no encontro dos Procuradores-Gerais da República e de Polícias de Investigação Criminal da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A reunião, com duração de três dias, acontece em Maputo, capital de Moçambique.
Em comunicado, a PGR informa que o evento realiza-se no âmbito do reforço da cooperação jurídica e judiciária da CPLP na prevenção e combate à criminalidade organizada e transnacional, o terrorismo e o seu financiamento. Conta com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, prevê-se a definição de um plano de ação para fazer face a estes tipos de crimes.
A abertura do encontro foi presidido pelo Primeiro-ministro Adriano Maleiane, que aproveitou para saudar as delegações e convidados, demonstrou a preocupação de Moçambique face ao fenómeno. O Chefe do Governo moçambicano disse, igualmente, que o crime organizado e transnacional é um fenómeno nocivo, uma vez que põe em causa os órgãos da Administração da Justiça, bem como o sistema económico e financeiro, impactando, sobremaneira, no desenvolvimento sócio-económico.
Maleiane vaticinou, ainda, que o evento lavre uma estratégia comum e um plano de acção exequível que vá de encontro com o engajamento colectivo dos países da CPLP, para prevenção e combate à droga e outros tipos legais de crimes, tendo, na ocasião, desafiado aos dirigentes a partilharem suas experiências, com fito de estancar o tráfico e consumo de drogas.
A Procuradora-Geral da República (PGR), Beatriz Buchili, fazendo as honras de casa, disse que os países de CPLP têm estado a enfrentar desafios na prevenção e combate à criminalidade organizada.