Legislativas: PAICV considera Edital de Apuramento de Santiago Sul “nulo e sem efeito”
O PAICV pediu, em comunicado, que seja retirado o Edital de Apuramento das Eleições em Santiago Sul, afixado na porta da Câmara Municipal da Praia, por ser nulo e sem efeito. O maior partido da oposição cabo-verdiana alega que este ainda não foi assinado e, por isso mesmo, estranha a sua publicação.
“Não tendo sido, ainda, assinada a Ata do Apuramento Geral das Eleições em Santiago Sul (Praia, Ribeira Grande de Santiago e São Domingos), o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) estranha o facto da publicação do Edital com os resultados”, constata.
O PAICV chama ainda atenção para o facto de, afirma, quando se comparar com os dados oficiais provisórios divulgados, se constatar diferenças inexplicáveis entre o número de inscritos e o de votos expressos nos partidos políticos em geral. “Até o número de votos em branco se altera com as diferenças, em alguns casos, a atingirem algumas centenas”, acrescenta.
Este termina solicitando que seja retirado o Edital do Apuramento das Eleições, em Santiago Sul, afixado à porta da Câmara Municipal da Praia (CMP), por ser nulo e de nenhum efeito. Isto tendo em conta, afirma, a inexistência da acta do apuramento geral assinada e de forma que os resultados expressem a real vontade do eleitorado nas urnas.