Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

JMN felicita António José Seguro pela eleição como Presidente de Portugal

O Presidente da República felicitou, em nome do povo de Cabo Verde e em seu nome próprio, o recém-eleito Presidente da República Portuguesa, António Seguro, em carta enviada esta segunda-feira, 09. De acordo com José Maria Neves, tratou-se de uma vitória da democracia e do republicanismo em Portugal.

Segundo a Presidência, JMN endereça as “mais dolorosas e sinceras felicitações” pela eleição de António Seguro. Diz que o resultado do escrutínio constitui “um claro e inequívoco reconhecimento do seu percurso político, da sua estatura de estadista e do seu firme compromisso com os valores fundantes da democracia, do Estado de Direito, da coesão social e do humanismo político”, princípios que “Portugal tem sabido preservar e projetar, e que C. Verde partilha e defende com igual convicção”.

Publicidade

Refere ainda que Portugal e Cabo Verde mantêm uma relação singular e estratégica, “forjada numa história comum, consolidada por laços humanos, culturais e linguísticos indissolúveis, e continuamente renovada por uma cooperação exemplar nos domínios político, económico, social, cultural e da segurança”, que importa “preservar, aprofundar e projetar para o futuro, à altura dos desafios contemporâneos”.

O Chefe de Estado manifesta-se convicto de que, sob a magistratura de Seguro, “as relações entre os nossos dois países conhecerão um novo impulso”, assente “numa visão partilhada de prosperidade, solidariedade e responsabilidade internacional”. “Cabo Verde reafirma a sua inteira disponibilidade para continuar a trabalhar em estreita parceria com Portugal”, sublinha na missiva. 

Publicidade

Destaca, em particular, o aprofundamento do diálogo político de alto nível, a valorização das diásporas, a promoção do desenvolvimento sustentável, da estabilidade democrática e da paz, e a defesa dos valores universais partilhados pelos dois países. Conclui formulando votos de “pleno êxito no exercício das elevadas funções” ao novo Presidente da República Portuguesa.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo