Pub.
Pub.
Atualidade

Jeff Daigle visita projectos financiados pela Embaixada dos EUA em S. Vicente

O Embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde inicia esta segunda-feira, 13, uma visita de trabalho a São Vicente. Jeff Daigle, que estará acompanhado do novo Cônsul e do responsável dos Assuntos Políticos e Económicos, vem conhecer in loco os projectos apoiados pelo Governo Americano, investimentos privados de cidadãos daquele país na ilha, para além de visitar algumas empresas que exportam para os EUA.

Trata-se de uma viagem de trabalho, que se inscreve no âmbito do apoio dos EUA à segurança do espaço marítimo de Cabo Verde, visando o reforço da parceria entre os dois governos nos esforços comuns de combate à actividade marítima ilícita no Atlântico.  “A cooperação económica e comercial estará também na agenda de trabalhos, em particular investimentos privados americanos na ilha e o potencial de exportação de produtos pesqueiros para os Estados Unidos”,lê-se numa nota enviada pela embaixada.

Publicidade

Para além de encontros com autoridades locais, Jeff Daigle vai visitar as obras de construção do Four Points by Sheraton, às empresas Atunlo e Frescomar, bem como reunir-se com cidadãos americanos residentes na ilha e conhecer os projetos financiados pelo Governo americano. Estes últimos, refira-se, são financiados pelo Programa de Auto-Ajuda da Embaixada dos EUA, caso por exemplo dos projectos Escolas Inclusivas (Escola do EBI João José dos Santos na Ribeirinha, de promoção da leitura “Palavra Palavra” (escolas da Ribeira Bote) e de promoção de Pequenos Negócios Geridos por Mulheres “Café Verde” (Mercado Municipal do Mindelo).

“Estes reflectem iniciativas e parcerias com a comunidade local para a promoção da inclusão social, qualidade da educação e actividades geradoras de rendimento nas comunidades”, justifica a embaixada dos Estados Unidos da América na cidade da Praia. Esta revela ainda que do programa da visita consta ainda encontros de carácter militar, na sede da Guarda Costeira. Lá Jeff Daigle irá passar em revista a cooperação histórica entre os dois países e ainda analisar futuras áreas de cooperação no domínio da segurança marítima, concluindo com uma visita ao navio Guardião, cuja recente reparação contou com o apoio do governo americano. 

Publicidade

O Programa de Auto-ajuda dos Estados Unidos em Cabo Verde, refira-se, foi criado para apoiar as comunidades vulneráveis. Visa criar actividades produtivas, ajudando as comunidades a se ajudarem. Desde 1981, já financiou centenas de projetos nas áreas da educação, sistemas de irrigação, pocilgas, aviários, chafarizes, promoção da produção agrícola, aquisição de mobiliário escolar, construção de refeitórios e casas de banho e atividades de capacitação/ formação para promover actividades geradoras de rendimento.

Em 2021, investiu 54,700 dólares em nove projetos, em cinco ilhas, no sector das pescas, no desenvolvimento de pequenos negócios e na criação de empregos e promoção de educação inclusiva e de qualidade.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo