INPS apresenta portal para consulta e para facilitar acesso a serviços
O Instituto Nacional de Previdência Social lançou hoje no Mindelo um portal para permitir aceder a todos os serviços oferecidos por este instituto e resolver alguns constrangimentos, como por exemplo a entrega de folhas de salários. A apresentação do portal coube a engenheira Armandina do Rosário, enquanto que o director de gabinete de sistemas de informação, Anilton Brandão falou dos serviços oferecidas. Já as boas-vindas estiveram a cargo da presidente da Comissão Executiva do INPS, Orlanda Ferreira.
Para se realizar os serviços online, é preciso fazer o registo no portal do INPS ou do Porton di Nôs Ilha, activar a conta, fazer o login e gerar uma chave, através do menu “Minha Conta”. Depois basta solicitar o acesso aos serviços. Pode ser feito online, para os utentes que já possuem conta no Porton di Nôs Ilha e já fizeram a validação presencial numa Entidade Pública, caso da Direcção Nacional de Receitas do Estado. Ou presencial para quem não possui conta e pode ser feito em qualquer balcão do INPS.
O primeiro portal do INPS para a disponibilização de serviços públicos, segundo Armandina do Rosário, foi lançado em 2007. Tinha por objectivo ser o único canal para todas as instituições públicas disponibilizarem serviços aos cidadãos e às empresas. Entretanto, volvidos 12 anos, ainda persistem alguns desafios, que se esperam estar agora ultrapassados.
“Constatamos que as empresas e pessoas tinham dificuldades para encontrar informações nestes portais concentradores de serviços. Por isso, o INPS desenvolveu uma abordagem diferente, onde se consegue manter o principio para o qual o portal foi concebido na altura, ou seja, ser o único ponto de entrada para a entrega de serviços públicos e com autenticação centralizada. Mas também conseguimos resolver a questão da actualização”, diz.
Com isso, prossegue, o INPS consegue publicitar as suas iniciativas internas e disponibilizar informações direccionados ao seu público-alvo, sem ferir o principio do portal, que é os utentes que já estão no Porton di Nôs Ilha conseguirem ter acesso aos mesmos serviços disponibilizados no portal do INPS. E é isso que está espelhado na frase ´Não faça algo a menos que seja necessário e útil. Mas se for necessário e útil, não hesite em torna-lo público`.
“É um portal necessário e útil, e, acima de tudo, tentamos passar a lógica de ser um portal apelativo”, acrescenta a engenheira Armandina do Rosário, realçando que é possível aceder aos serviços de qualquer dispositivo – móvel ou tablet – desde que com acesso à internet. As informações estão apresentadas em dois idiomas para poder abarcar mais pessoas.
Espero encontre o dossiê do doente Evacuação .aconteceu que um doente tinha direito a acompanhante e não sabia ,pq neguem diz !!!! Por um milagre a informação vazo e conseguiu o beneficio , de maneira que este serviço deve estar incluído nesta web.
pora nho, ku tantu kuzas pa mijora qualidade di vida di cidadão pa fazi, nhos ta fika so ta brinca ku kes kuzas di computa k ta custa munti dinheru
Para quê comentar se publicam o que vos convém ou conteudos sem importancia.
Fiz um comentario com base na portaria e não foi publicada.
Ola Leppo, no Mindel Insite validamos todos os comentários, desde que não violem a lei de imprensa. Tem a certeza que deixou o comentário? Se for, os nossos pedidos de desculpas. Pode voltar a deixar o comentário. Fique bem.