Helena Rebelo Rodrigues, que ocupava o cargo de coordenadora da Unidade de Apoio à Implementação de Cidades Saudáveis de Cabo Verde, é a nova directora do Hospital Baptista de Sousa. Vai substituir no cargo a médica Ana Margarida Brito, que desde 2016 chefia o hospital, e que teve a sua comissão de serviço dada por finda, junto com Paulo Almeida e Laurinda Brito.
Publicidade
Junto com Helena Rebelo Rodrigues foram nomeados Nair Chantre Lucas (Primeiro Vogal – Directora Clínica), Vera Lúcia Monteiro (Terceiro Vogal – Enfermeira Superintendente), Aristides Ramos (Terceiro Vogal Executivo, Administrador) e Paulo Jorge Freire (quarto vogal não Executivo).
No despacho assinado pelo Primeiro-ministro, este explica que “visando criar condições para o bom funcionamento daquele hospital e havendo necessidade de imprimir novas orientações à gestão do serviço, e de modificar as políticas a prosseguir por estes, de forma a torná-las mais eficazes, faz-se necessário proceder a cessação da comissão de serviço dos atuais membros do conselho de administração do hospital, e em sequência nomear os novos membros”.
Helena Rodrigues, que vinha desempenhando as funções de coordenadora da Unidade de Apoio à Implementação de Cidades Saudáveis de Cabo Verde, é formada pelo instituto Universitário de Lisboa. Já trabalhou como administradora Geral no Instituto Superior de Ciências Economias e Empresariais e Administradora do Hospital Baptista de Sousa e Impar Seguros.
Desde os primeiros meses deste ano que se falava, amiúde, da substituição do Conselho de Administração do HBS. Os rumores adensaram após o recente escândalo resultante da morte dos sete bebes na Maternidade deste hospital, culminando, de facto, com a substituição de toda a equipa anterior. A nova administração assume funções no próximo dia 30 de maio.