HBS acolhe missão com nove médicos e quatro enfermeiros da CVAMS: 110 cirurgias programadas

O Hospital Dr. Baptista de Sousa acolhe uma missão médica de grande porte da Associação – Cabo-Verdean American Medical Society (CVAMS), constituída por nove médicos e quatro enfermeiros, englobando seis especialidades médicas: Cirurgia geral, Cirurgia pediátrica urologia e malformações pediátricas, Oftalmologia, Ortopedia, Cardiologia e Anatomia Patológica.
De acordo com a assessoria de imprensa do HBS, estão programadas mais de 110 intervenções cirúrgicas, dos quais 34 pediátricas, 16 em cirurgias geral (laparoscopia), 40 em oftalmologia e 15 em Ortopedia. Serão ainda discutidos casos de malformação congénita, ações de formação em microscopia digital para a capacitação de técnicos locais e a partilha de experiências.
Do programa consta ainda uma formação em “Suporte Avançado de Vida”, destinada aos enfermeiros dos Bancos de Urgência e de Cuidados Intensivos, orientada para o trabalho de equipa e que enfatiza a primeira abordagem médica na assistência a vítimas de paragem cardiorrespiratória.
A CVAMS, organizada como uma associação não constituída, fundada em 2020 como uma organização sem fins lucrativos, de caridade, educacional e de pesquisa, é conhecida como Sociedade Médica Cabo-Verdiana Americana, doravante denominada Sociedade, e emprega a abreviatura CVAMS.
O propósito para o qual a Sociedade é organizada é unir médicos e outros profissionais de saúde de herança ou cultura cabo-verdiana para fomentar, promover e apoiar avanços em tratamento médico, pesquisa, programas educacionais e culturais dos mais altos padrões possíveis. Visa enriquecer a qualidade de vida de indivíduos e comunidades e criar uma ponte de colaboração e serviço com hospitais e comunidades nas Ilhas de Cabo Verde.