Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Governo volta a renovar aval à SDTIBM para financiar obras do Largo Santa Isabel na Boa Vista

O Governo concedeu um aval à Sociedade de Desenvolvimento Turístico de Boa Vista e Maio (SDTIBM) para um financiamento bancário no montante de 220 milhões de escudos, destinado à requalificação do largo de Santa Isabel, na Boa Vista, com o objetivo de promover e desenvolver o turismo.

De acordo com a resolução n.º 29/2025, publicado no Boletim Oficial, devido a atrasos registados na execução das obras às quais se destinava este crédito, foi necessário estender o período de utilização do mesmo, tendo se traduzido no aumento da maturidade do crédito, o que implicou a prorrogação do prazo do aval, aprovado pela Resolução n.º 9/2024, de 22 de janeiro. 

Publicidade

Mas os atrasos na execução da empreitada requerem, ainda, um prazo adicional para a sua utilização. Por isso, o crédito foi reestruturado com a extensão do período de utilização por mais oito meses. “A alteração proposta se traduz numa mudança do plano de reembolso do financiamento concedido, pelo que a SDTIBM solicitou a alteração do aval de acordo com as novas condições deste empréstimo”, frisa.

Com este propósito e, considerando a relevância da conclusão do projecto e o seu impacto no programa de investimentos definidos pela sociedade para valorização da ilha enquanto destino turístico, indica, foi autorizada a Direção Geral do Tesouro a renovar o aval do Estado para a garantia do empréstimo, no montante de 220 milhões de escudos, junto da Caixa Económica de C. Verde.

Publicidade

O prazo da operação é de 140 meses, que inclui um período de utilização de 28 meses e o plano de amortização de 112 meses, em conformidade com o novo plano financeiro, aprovado pelo banco credor. A resolução entrou em vigor esta sexta-feira, 09 de maio, ou seja, no dia seguinte ao da sua publicação. 

Em janeiro de 2024, o Governo já tinha prorrogado por mais seis meses um aval à SDTIBM para a conclusão das obras, com o argumento que o empreendimento inseria-se num “programa de investimentos estruturantes” em infraestrutura das ZDTI e valorização dos destinos Boa Vista e Maio.

Publicidade

Lançado em 2020 e com uma duração prevista de 10 meses, a requalificação do Largo de Santa Isabel estava orçado em 160 mil contos, financiada pela Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boa Vista e do Maio, por conta dos acionistas Estado de Cabo Verde e Câmara Municipal da Boa Vista.

A obra contempla esgoto, água, requalificação das faixas, pavimentação de vias e aposta fortíssima e acertada no espaço verde, o que levou o então presidente daquela edilidade, José Luís Santos, a afirmar que se tratava de um “projeto extraordinário de uma obra que seria a sala de visita da Ilha”.

Infelizmente, pelo caminho houve várias paralisações nos últimos cinco anos. O novo edil da Boa Vista, Claudio Mendonça, chegou a visitar o canteiro, deixando claro que é prioridade da autarquia reconstruir o Largo de Santa Isabel o mais rápido possível. Agora, tudo indica que as obras serão concluídas.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo