Pub.
Pub.
AtualidadeEscolha do Editor
Tendência

Governo vai indicar coordenador nacional para trabalhar com MCC, diz Correia e Silva

O Primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo vai indicar um coordenador nacional, que irá trabalhar com o Millennium Challenge Corportation na preparação dos projectos a serem apresentados. Ulisses Correia e Silva reagia, em S. Vicente, à eleição de Cabo Verde para um novo pacote do MCC, considerando ser este “um grande acontecimento, uma distinção para o país e sua democracia, desempenho económico e credibilidade externa”.

Segundo Ulisses Correia e Silva, que falava à imprensa à margem do lançamento da primeira pedra da nova maternidade e pediatria do Hospital Baptista de Sousa em São Vicente, agora è hora de celebrar este “momento importante”. Mas, nos próximos tempos, o Governo irá trabalhar no sentido de concluir as fases seguintes, ou seja, indicar um coordenador nacional do programa, que irá trabalhar directamente com o Millennium Challenge Corporation e preparar os projectos a serem apresentados.

Publicidade

Ainda não há montantes, no momento próprio serão definidos, agora teremos de fazer as fases que são necessárias para podermos identificar bons projectos de âmbito nacional e regional africano, termos uma boa equipa e depois iniciar as negociações”, revelou o chefe do Governo, afirmando que os projectos ou áreas de interesse farão parte das etapas posteriores do processo, que iniciou agora com a escolha de Cabo Verde para o pacote regional do Millenium Challenge Corporation.

A novidade de que Cabo Verde foi seleccionado pelo Conselho de Directores do Millennium Challenge Corporation para um novo compacto no quadro do programa de concessão de cinco anos chegou na tarde de ontem. Foi considerada por esta entidade norte-americana um “passo em frente” na concretização dos objectivos partilhados com o desenvolvimento e um futuro mais promissor para Cabo Verde e fortalecer a resiliência económica e social do país.

Publicidade

O anúncio foi feito pelo PM na sua página oficial no Facebook, sem grandes detalhes. Entretanto, o MCC revelou, em comunicado, que Cabo Verde foi eleito para desenvolver um compacto regional em reconhecimento do claro compromisso do país com a governação democrática e dos seus significativos desafios de desenvolvimento e redução da pobreza. Com esta nova parceria, o MCC vai Cabo Verde na geração de crescimento económico através de uma maior integração com a região da África Ocidental.”

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo