Festas de São João: “Liberdadi” faz viagem extra entre Santo Antão e São Vicente para responder a demanda
O ferry boat “Liberdadi” realiza este domingo à noite uma viagem extra para a ilha de Santo Antão para responder a demanda das pessoas que querem acompanhar as festas do padroeiro do município do Porto Novo, São João. Esta viagem junta-se assim às duas que constava do calendário normal divulgado pela Cabo Verde Fast Ferry.
A empresa justifica esta decisão com a “necessidade de reforçar as ligações entre Santo Antão e São Vicente, relativo as festas de São João”. Assim, o navio deveria sair hoje às 8h30 do Porto Novo e atracar no Porto Grande às 9 horas. Deixa São Vicente ao meio-dia e chega a Santo Antão às 12h30. A segunda ligação será as 15h30, com chegada ao Porto Grande as 16 horas. O navio zarpa de São Vicente as 17h30 e atraca no Porto Novo às 18 horas.
A viagem extra está marcada para o início da noite, com saída de Santo Antão às 19 e chegada a São Vicente às 19 h30, e regresso ao Porto Novo às 20h30. Esta “maratona” acontece três dias depois do ferry ter retomada as ligações marítimas entre estas duas ilhas, depois do acidente de abril que obrigou o navio a subir nos estaleiros da Cabnave para reparação.
Por causa da paragem “por tempo indeterminado” do Mar d´Canal, apenas o “Liberdadi” e o “Inter-ilhas” estão a operar nesta rota, que por esta altura é muito procurada por mindelenses que deslocam à ilha de Santo Antão para participar nas festas de São João e do município do Porto Novo.
A procura é tanta que todas as unidades hoteleiras da cidade do Porto Novo estão com lotação esgotada. Também casas de familiares e amigos, sobretudo nestes dois dias, estão repletas por causa da movimentação de pessoas, desejosas de participar nos vários eventos culturais na cidade do Porto Novo, em particular hoje, domingo e amanhã, dia de São João.
Para “entreter” os visitantes, a organização das festividades de São João preparou um vasto programa cultural, com participação de artistas nacionais e internacionais, entre os quais C4 Pedro, Dénis Graça, Nancy Vieira, Gil Semedo, Cabo Verde Show. Jocelyn Medina e Blaka.
A festa de São João no Porto Novo é considerada uma das maiores festas de romaria que se celebra em Cabo Verde, juntando o profano e o religioso. O exemplo é a grande peregrinação de fiéis a partir da Ribeira das Patas e o desfile de grupos de romaria, seguido de uma procissão.
Este ano a organização decidiu publicitar as actividades programadas também em São Vicente, com outdoors em pontos estratégicos. Caso por exemplo de um colocado à entrada do Porto Grande a anunciar a tradicional feira de produtos agro-pecuários.
Constânça de Pina
A TCV tem de parar com isto.
A cada hora, a cada minuto, é uma falsa noticia.
Ontem no telejornal, a jornalista noticiou o seguinte:
A Escola Jorge Barbosa em Mindelo, organizou um “AREAL” de S.João.
É claramente uma falsa noticia!!
Na verdade, o que a escola organizou foi um “ARRAIAL” de S.João.
A gente é capaz de apanhar um mal de coração só de ver a TCV!
Já não chega ver os presidentes das Camaras municipais de Santiago, todos com complexo de falar o Português?
Depois, queremos exigir às nossas crianças!!!!!!!