Pub.
Pub.
AtualidadeEscolha do Editor
Tendência

Farmácia do Estado da Delegacia de Saúde em SV está a funcionar com um único funcionário

Três anos após a transferência para a Delegacia de Saúde de S.Vicente, numa cerimónia presidida pelo então Ministro Arlindo do Rosário, a Farmácia do Estado, localizada neste serviço, está a funcionar com apenas uma funcionária, não obstante a enorme demanda. Dos quatro trabalhadores que transitaram,  dois foram para a reforma e um encontra-se em gozo de férias. O Director do Gabinete dos Assuntos Farmacêuticos, Bruno Santos, admite estar ao corrente desta situação ‘inconcebível’ e garante estar a procura de soluções alternativas até a realização de concurso. 

Os constrangimentos no funcionamento desta fármacia foram constatados in loco por Mindelinsite, que pôde testemunhar também o descontentamento dos utentes, que permanecem longas horas para serem atendidos. E muitos deles acabam por revoltar com a funcionária, sozinha, não tem tido mãos a medir para atender as pessoas, repor e etiquetar os medicamentos, de entre outros. ‘A funcionária, que ja tem certa idade, tem se esforçado para atender as pessoas, com simpatia e máxima urgência, mas é humanamente impossível para uma pessoa só responder a tanta demanda’, constata um utente. 

Publicidade

Este aproveita para deixar duras criticas à tutela, no caso o ministério da Saude, que, afirma, está a exaurir os seus funcionários em quase todos os serviços, com exigências que muitas vezes beiram ao absurdo. ‘Ha dias, durante a greve dos profissionais da saúde, esta questão foi novamente levantada. Os funcionários vão para a reforma e o MS espera que os que fiquem asseguram o serviço que era feito por outros colegas, aumentando assim a sua carga de trabalho e, consequentemente, o estresse. E o público, que desconhece a situação, acaba por responsabilizar esses profissionais.’

No caso, dos quatros funcionários que garantiam o normal funcionamento desta farmacia, dois foram para a reforma, restando apenas dois. Entretanto, desde meados de agosto, um deles está de férias, restante apenas um, que também deverá iniciar o seu periodo de descanso após o regresso do colega. 

Publicidade

Confrontado, o Director de Gabinete dos Assuntos Farmacêuticos, Bruno Santos, afirma que já estão ao corrente do que se passa na Fármacia do Estado da Delegacia de Saúde e estão a trabalhar para repor os dois funcionários que foram para a reforma, tendo em conta que se trata de uma farmácia com muito movimento. Enquanto isso, vão procurar uma resposta alternativa. ‘Quando ocorrem situações do género, reforçamos o serviço com uma pessoa do depósito regional de medicamentos. Estamos a ver a possibilidade de enviar um técnico para ajudar, enquanto o outro funcionário está de férias.’

Quatros funcionários da Farmácia do Estado antes da reforma

Paralelamente, de acordo com Bruno Santos, estão a trabalhar no sentido de contratar duas pessoas, a título definitivo, para substituir os reformados, o que só poderá acontecer após a realização de concurso. ‘Vamos tentar agilizar o processo por forma a conseguir contratar, em definitivo, dois novos funcionários o mais depressa possível. Mas, como se sabe, é preciso realizar um concurso e o processo é longo e moroso,’ afirma. Entretanto, informado de que a outra funcionária deverá iniciar as suas férias após o regresso do colega, este deixa claro que vai depender se o seu pedido for aceite. 

Publicidade

Bruno Santos, que se encontra de visita à região Barlavento para se inteirar das obras do deposito de medicamentos, deixou claro que vai aproveitar a sua estada para visitar, ainda esta segunda-feira, a Farmacia do Estado da Delegacia de Saúde, que está sob a sua tutela, e promete uma resposta célere. ‘É inconcebível uma farmacia com esta importância funcionar com apenas um trabalhador. Mas, tenho de dizer que é a DS que faz a gestão dos seus técnicos, tendo em conta que tem outras farmácias e, quando estão de férias, ajudam-se mutuamente. No entanto, quando não consegue, procuramos uma solução, cedendo algum funcionário do deposito regional de medicamentos’, sublinha. 

A Farmácia do Estado, que funcionava no Hospital Baptista de Sousa, foi transferida para a Delegacia da Saúde de São Vicente em janeiro de 2021 e baptizada com o nome de “Farmácia da Delegacia de Saúde”. Na ocasião, o ministro Arlindo do Rosário destacou o facto de se estar a descongestionar o hospital central, com impacto na melhoria do atendimento à população da ilha, tendo em conta que o serviço passaria a funcionar todos os dias. Já o delegado de saúde elogiou o investimento feito, quatro mil contos, e o número de funcionários, que garantiam um serviço com maior qualidade a nível do atendimento da população, sobretudo nos finais de semana, o que atualmente não acontece. 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo