Pub.
Pub.
Atualidade

EUA pondera construir porto para Guarda Costeira em S. Vicente

O embaixador dos Estados Unidos em Cabo Verde anunciou hoje a possibilidade de o Governo americano apoiar a construção de porto para a Guarda Costeira em São Vicente. Jeff Daigle, que efectua uma visita de trabalho com duração de três dias a ilha, garantiu que as partes vão estudar outras áreas de cooperação a nível da segurança no Atlântico.

Em declarações à imprensa no término da visita de cortesia ao presidente-substituto da Câmara Municipal de São Vicente, o diplomata americano afirmou que esta é sua primeira visita oficial a São Vicente. Tinha planeado viajar para a ilha em março de 2020, mas, entretanto, chegou a pandemia e o estado de emergência e não foi possível. “Estou triste por visitar a ilha só agora, mas feliz por finalmente esta se concretizar. Esta minha visita enquadra-se nos três objectivos da missão da embaixada dos EUA, sendo um deles a segurança, em participar a marítima. Os outros dois são a promoção da cooperação económica e comercial e a outra o fortalecimento ainda mais da sociedade inclusive, que já existe. E S. Vicente tem potencial em todas estas três áreas identificadas.”

Publicidade

Neste sentido, durante o dia de hoje vai focar na área da cooperação económica e comercial, com deslocação as obras do Four Point by Shereton, o maior investimento americano em Cabo Verde até a data. Seguem-se visitas as fábricas Atunlo e Frescomar, detalha Jeff Daigle, justificando ser este precisamente o outro objectivo da missão, que é de aumentar as exportações de Cabo Verde para os EUA onde o instrumento AGOA tem um papel essencial. “Estas empresas que vão ser visitadas participaram em um workshop sobre o AGO, precisamente para fortalecerem esta capacidade de exportar para os EUA. Sabemos que as exportações de Cabo Verde aumentaram, principalmente na área dos produtos pesqueiros e do grogue.”

Visita de cortesia CMSV

Na parte da inclusão social, o embaixador vai visitar três pequenos projectos financiados pelo Fundo Auto-Ajuda do Embaixador. Um deles a Escola João José Santos da Ribeirinha que beneficiou de um investimento para custear a construção de uma rampa de acesso para alunos portadores de deficiência. O outro é o projecto “Palavra Palavra”, que propicia a leitura em idades mais jovens e o terceiro o “Café Verde”. Este último incentiva as mulheres-pequenas empresárias a colocar os seus produtos no mercado.

Publicidade

Mas o ponto alto desta visita é sem dúvida na quarta-feira, dia em que o embaixador vai abordar a cooperação a nível da segurança. Jeff Daigle visitará a Guarda Costeira e analisará os vários investimentos que têm sido alvo desta cooperação. Sobre este particular, o embaixador lembra que, uma vez mais, a Guarda Costeira e São Vicente aparecem como elementos chaves nesta cooperação. As partes irão analisar outras possíveis áreas de cooperação, inclusive a construção de um pequeno porto para a GC na ilha.

O vereador Rodrigo Rendall, presidente substituto da CMSV, mostrou-se honrado em receber o embaixador dos EUA nos Paços do Concelho. Também referiu aos vários projectos na ilha, principalmente a nível da segurança, inclusão social e outros que são importantes para São Vicente. “O Sr. Embaixador é um amigo do país, um parceiro de há muitos anos e contamos, obviamente com o apoio dos Estados Unidos para fazer face aos vários desafios de desenvolvimento do país e da ilha em particular”, frisou.

Publicidade

O autarca terminou dizendo que, neste contexto pandémico, surgiram novos problemas no país e na ilha e a situação é de muita incerteza, pelo que gostaria de ter o suporte dos EUA na implementação de alguns projectos sociais, mas também de cariz económico, caso por exemplo do Four Point by Shereton, que é um grande investimento em curso em São Vicente. Rodrigo Rendall deixou também em aberto a possibilidade de apresentar alguns projectos da Câmara Municipal de São Vicente ao diplomata no sentido de serem financiados.

O presidente substituto da CMSV, Rodrigo Rendall, esteve acompanhado do vereador Albertino Graça. Já o embaixador dos EUA viajou acompanhado do Responsável dos Assuntos Políticos e Económicos, Jason Evans.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo