Os estudantes cabo-verdianos que pretendem prosseguir os seus estudos em Portugal e que solicitaram vistos nos meses de Agosto e Setembro ainda não tiveram nenhuma resposta da Embaixada daquele país na cidade da Praia. Dizem que são muitos nesta situação de incerteza, pelo que pedem a intervenção do Ministério da Educação.
Numa missiva endereçada a esta diário digital, estes discentes dizem não entender tanta demora na consecução do visto de estudante por parte da Embaixada de Portugal em Cabo Verde. Garantem que cumpriram todas as formalidades exigidas e, mesmo assim, não receberam até agora nenhuma resposta. “Os pedidos de vistos foram enviados nos meses de Agosto e Setembro do ano transacto e nunca tivemos nenhuma resposta, sendo que as aulas começaram há muito tempo”, desabafam.
Desesperados, estes revelam que decidiram recorrer ao Mindelinsite para ver se as autoridades nacionais reagem porquanto, afirmam, estão indignados com esta situação. “Queremos que este nosso grito de desespero chegue o mais longe possível para podermos prosseguir o nosso sonho”, diz um desses estudantes, que garante que, no seu caso em particular, solicitou o visto desde setembro. “Já se passaram três meses e entramos agora no quarto. É inaceitável esta situação”, acrescenta.
Nas redes sociais são vários os relatos de outros estudantes a denunciar esta mesma situação de incerteza quanto ao visto para Portugal.