Dirigentes do Ministério da Educação preparam próximo ano lectivo em S. Vicente
O Conselho Alargado do Ministério da Educação, órgão consultivo de natureza técnica e administrativa, reúne-se a partir de hoje em S. Vicente, no auditório da Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde (FaED-UniCV), para fazer o balanço das actividades realizadas ao longo deste ano lectivo e validar as orientações de organização e funcionamento para 2022/2023.
Durante três dias, os dirigentes dos serviços centrais e delegados do ME vão discutir materiais relevantes para o Sistema Educativo Nacional, com destaque para a apresentação do Projecto Capital Humano e Plano Estratégico da Educação e Ensino Superior em elaboração e as linhas orientadoras da organização e funcionamento ano lectivo 2022-2023, com enfoque na socialização do Caderno de Orientações Pedagógicas e actualizações das orientações do combate à Covid-19 nas escolas.
Da agenda de trabalhos consta ainda a apresentação dos pilares fundamentais da Reforma do Sistema Educativo, designadamente a revisão curricular do ensino secundário, o sistema nacional de avaliação aprendizagem e de formação dos professores. Ainda hoje às 17 horas está prevista a realização da cerimónia de posse da nova equipa reitoral da Universidade Técnica do Atlântico (UTA).
A realização deste Conselho, que contará com a presença do Ministro da Educação, constitui um marco na planificação e gestão do sistema educativo, na medida em que permite aos diferentes intervenientes do processo, de forma conjunta, fazer o balanço das actividades realizadas, analisar e discutir os processos e projectar medidas de política educativa, refere a tutela em comunicado.
Esta refere ainda que o encontro tem um caráter especial, pois visa validar as orientações gerais de organização e funcionamento do ano lectivo 2022-2023 e socializar as linhas fundamentais da Reforma do Sistema Educativo, nomeadamente a revisão curricular do ensino secundário, o sistema nacional de avaliação das aprendizagens e o sistema nacional de formação de professores.