Director Clínico diz que pessoal do HBS que contactou chinesa com covid-19 “está bem”
O director clinico do Hospital Baptista de Sousa, Paulo Gonçalves, garantiu hoje no programa especial “Covid-19”, que os dois médicos, sete enfermeiros e dois assistentes de serviços gerais que tiveram contacto directo com a primeira paciente diagnosticada com o novo coronavírus em Sāo Vicente, enquanto estava internada no Serviço de Medicina deste estabelecimento de Saúde, “está bem” de saúde.
“Estas pessoas estão todos bem de saúde. O resultado das analises feito aos sete contactantes mais directo da paciente foram negativos. O restante do pessoal está tranquilo porque foram tomadas de imediato medidas de isolamento. Estas pessoas estão em quarentena no Centro de Estagio em S. Vicente e em outras estruturas”, informou Gonçalves, que aproveitou para apelar a serenidade porque “vamos conseguir conter este vírus. Aliás, este é o objectivo. Queremos evitar a propagação e a disseminação da epidemia em Cabo Verde”, acrescentou o director clínico do HBS.
Relativamente ao inquérito solicitado pelo Ministério da Saúde para evitar se houve falhas, Gonçalves disse que estão a aguardar com tranquilidade os resultados desta investigação que vai apurar se o protocolo para o covid-19 foi ou não respeitado aquando do internamento do indivíduo, procedimento do Medicentro, com sintomas de uma pneumonia atípica e que acabou por testar positivo para o novo coronavírus.
O inquérito, segundo informações avançadas hoje pelo Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, deverá arrancar ainda esta semana e será coordenado pela Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS). Este vai apurar se os protocolos e procedimentos para identificação dos casos de covid-19 foi respeitado, sendo que estes foram previamente socializados com todas as estruturas de saúde de Cabo Verde.