Despejo da USV: UNTC-CS acena com diálogo, União dos Sindicatos pede para retirar pertences
A União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS) diz estar aberta para um diálogo construtivo para se encontrar soluções no sentido de se chegar a um entendimento sobre o futuro do edifício em Alto de São Nicolau. Porém, a União dos Sindicatos de S. Vicente mostra-se preocupada neste momento apenas em reaver os seus pertences.
Em troca de missivas a UNTC-CS afirma que, na sequência da decisão do tribunal que determinou a entrega do edifício-sede em São Vicente efectivada no dia 8 de abril, está aberta ao diálogo e à procura de soluções no sentido de se chegar a um entendimento e equacionar um melhor futuro para desta casa. Lembra esta Central que o edifício pertence aos trabalhadores e aos sindicatos nele filiados.
Neste sentido, prossegue, solicita ao presidente da União dos Sindicatos de S. Vicente a realização de um encontro com a direcção da USV para uma data a acordar posteriormente, consoante a disponibilidade das partes. Joaquina Almeida promete deslocar-se à ilha de São Vicente para o efeito.
Em resposta, a direcção da União dos Sindicatos de São Vicente ignora completamente o pedido de encontro. Limita a dizer que, neste momento, o que mais procura e interessa a União é reaver os seus pertences que ficaram na sede da USV, cumprindo integralmente a determinação do tribunal.
Na missiva assinada por Tomas Aquino e enviada à redação do Mindelinsite, este dirigente sindical pede a Secretaria-Geral da UNTC-CS a criar condições para poderem aceder ao local e retirar os seus pertences, em obediência com o acordado no dia 8 de abril de 2022, com os oficiais de justiça.