CVCV celebra 50 anos com conferência e exposição-venda de obras de artistas nacionais

A Cruz Vermelha de Cabo Verde assinala o seu 50º aniversário com uma Conferência Humanitária Internacional, que terá lugar no dia 18, na Sala Beijing da Presidência, sob o Alto Patrocínio do Presidente da República, José Maria Neves. Paralelamente, realiza uma exposição-venda de obras dos artistas plásticos Kiki Lima e Zelito Barbosa.
De acordo com a Cruz Vermelha de Cabo Verde, este evento constitui o ponto alto das comemorações dos 50 anos da instituição e surge como resposta aos complexos desafios humanitários atuais, que testam continuamente os princípios fundamentais do Direito Internacional Humanitário (DIH) – humanidade, neutralidade, imparcialidade e independência.
Estão previstos comunicações dos presidentes da CVCV, Arlindo de Carvalho, da Federação Internacional do Crescente Vermelho, Kate Fortes, da Coordenadora Residente das Nações Unidas, Patrícia de Sousa, do representante do Fórum das Sociedades Nacional da CPLP, Manuela Filipe. Ainda, do presidente do Grupo SN do Sahel Plus Daniel Vieira, e do Chefe de Estado, José Maria Neves.
A conferência é dirigida a responsáveis institucionais, decisores políticos, académicos e representantes da sociedade civil e tem como objectivo prioritário fomentar uma reflexão estratégica sobre os dilemas contemporâneos da ação humanitária, promovendo um diálogo aprofundado sobre o papel dos diversos atores na proteção da dignidade humana em contextos de crise.
Entre os temas em análise destacam-se o Direito Internacional Humanitário e os desafios atuais da ação humanitária, a Diplomacia Humanitária e o papel do Estado na proteção das populações, bem como a Justiça Penal Internacional, a responsabilização e a ação humanitária. A iniciativa, diz, reforça o compromisso histórico da CV com a promoção do DIH, vertente que tem marcado a sua atuação desde os primeiros anos, através da formação de quadros das Forças Armadas e da Polícia Nacional no país.
Paralelamente à conferência, decorrerá uma exposição-venda de obras do artista artista plástico Zelito Barbosa, cujas receitas reverterão para o reforço das ações humanitárias e sociais da instituição. Intitulada ‘O outro também sou eu’, a exposição reúne 10 quadros que convidam o público a reconhecer a humanidade compartilhada, independentemente de suas diferenças.
Estarão também expostos um conjunto de quadros de Kiki Lima doados à Cruz Vermelha em 2018, pelo grupo BCN e IMPAR, no âmbito da sua política de responsabilidade social. O produto da venda dos quadros destina-se a reforçar a capacidade da instituição nas suas ações humanitárias e sociais.