CVCV assinala Dia Mundial da Diabetes com atividades no Centro Multiuso na Praia

A Cruz Vermelha, através do Centro Multiuso da 3a Idade e Cuidados Integrados, promove esta sexta-feira, 14, uma série de actividades para assinalar o Dia Mundial do Diabetes. O lema escolhido este ano para celebrar a efeméride é “Prevenir hoje para viver melhor amanhã.”
Segundo a instituição, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar a comunidade, em especial a população idosa, sobre a importância da prevenção e do controle da diabetes, através de ações práticas e educativas.
O programa inclui atividade física “Mexa-se pela Saúde”, palestras sobre “Cuidados e qualidade de vida” com o doutor José da Rosa e “Alimentação saudável” com a nutricionista Fátima do Centro Multiuso e uma mini-feira de saúde, oferecendo um espaço de informação, prevenção e promoção de hábitos saudáveis.
Criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes em parceria com a OMS, o Dia Mundial da Diabetes visa alertar o mundo para o impacto crescente da doença na saúde e na qualidade de vida das populações. Em 2006, a ONU reconheceu oficialmente a data, através da resolução no 61/225, destacando o caráter epidêmico do diabetes e as suas consequências sociais e económicas.
Em Cabo Verde, a diabetes atinge cerca de 15 por cento da população, conforme os últimos dados do inquérito de doenças não transmissíveis realizado em 2021, número que chama a atenção para a necessidade de uma maior consciencialização sobre a doença. Por isso, a importância de controlar, prevenir complicações, prolongar e melhorar a qualidade de vida dos diabéticos.






