Curva epidémica do covid-19 estável em Cabo Verde
A curva epidémica do novo coronavirus está estável, revelou o Director Nacional da Saúde na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia no país. Artur Correia promete tudo fazer para que a situação se mantenha. Entretanto, de ontem para hoje, revelou, o Sistema Nacional de Vigilância detectou oito novos casos suspeitos, dos quais dois na ilha das Boa Vista, quatro em São Vicente, um na cidade da Praia e um em Santa Catarina de Santiago. Destes, o da Praia e o de Santa Catarina testaram negativo para covid-19.
De acordo com o Director Nacional da Saúde, as restantes amostras ainda não chegaram à ilha de Santiago. No entanto, para além destes oito novos casos suspeitos, informou, chegaram mais 28 amostras da Boa Vista relacionadas com o pessoal do hotel Riu Karamboa. Igualmente chegaram de São Vicente hoje 30 amostras, incluindo neste lote os quatro casos suspeitos, cujos resultados só serão conhecidos na segunda-feira.
Correia relevou ainda que estão neste momento em quarentena domiciliar em todo o país 530 pessoas, sobretudo na Boa Vista e em S. Vicente. “Na Boa Vista temos as pessoas que sairam dos dois hotéis. Hoje sairam de quarentena os 207 indivíduos que estavam no hotel Riu Karamboa. Todos foram submetidos a testes e vão aguardar os resultados em quarentena domiciliar, em confinamento. Todos estavam sem sintomas. As amostras foram colhidas no momento da saída”, informou o DNS, confirmando assim a notícia avançada em primeira-mão pelo Mindelinsite.
Em relação à ilha de São Vicente, este responsável indicou que estão 216 pessoas em quarentena domiciliar. São pessoas ligadas ao caso confirmado de covid-19, incluindo familiares e profissionais de saúde e que estão à espera de serem feitos testes para saiírem de quarentena. Artur Correia justificou dizendo que o foco principal das autoridades continua a ser “correr atrás” do vírus, diagnosticar precocemente, isolar eventuais casos para evitar outros males. “E nada vai desviar-nos deste foco”, avisa.
Neste sentido, voltou pedir à população que continue com o engajamento que tem demostrado, através do confinamento domiciliar, evitando aglomeração, incrementando a lavagem das mãos e colaborando com as autoridades. Correia esclareceu ainda que a criança de 11 anos, filho do primeiro caso confirmado da Praia e da esposa, não é um caso novo.
“A criança vinha dando inconclusivo e passou a ser positivo, mas não é um caso novo. Desde o dia 24 de março esta criança estava isolada na Pediatria do Hospital Agostinho Neto. É um contacto directo de uma pessoa positiva. Estávamos à espera que a viremia aumentasse. E foi o que aconteceu”, clarificou Correia, que considerou ainda normal a outra criança testar negativo porque “têm uma protecção natural”.
Sobre a chinesa que testou positivo na ilha de S. Vicente, Correia diz acreditar que a fonte de contaminação pode ter sido a filha que veio do exterior, mas as investigações vão continuar para confirmar esta tese. De referir que neste momento todos os casos confirmados de covid-19 estão bem de saúde, mas a alta depende de dois testes negativos consecutivos.
Artur Correia esteve acompanhado nesta conferência de imprensa do Director de Vigilância Epidemiológica, o médico Domingos Teixeira.
DNS : …” de São Vicente hoje 30 amostras, incluindo neste lote os quatro casos suspeitos, cujos resultados só serão conhecidos na segunda-feira. ” Pergunto que médicos ficam no HBS ?